terça-feira, 29 de novembro de 2011

Colégio Estadual Catuípe em ritmo de Natal













As turmas dos primeiros anos do Ensino Médio e sextas séries do Ensino Fundamental produziram trabalhos nas aulas de Artes, orientados pela professora Deise Cargnelutti, com materiais recicláveis e decoraram o saguão da escola.
Para não passar em branco esta data comemorativa, usaram de muita criatividade reaproveitando materiais, e reforçaram a importância do Espírito Natalino que contagia a todos nesta época.


"Natal é tempo de compartilhar sonhos, amizades, enfim, tudo de melhor que se fez durante o ano e uma dessas coisas boas que vai ficar é a nossa
amizade."

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Concurso Literário - Feira do Livro 2011

O Concurso Literário da XI Feira do Livro Municipal teve como tema o resgate histórico das personalidades que deram nome às ruas de Catuípe.
A nível de Ensino Médio, os alunos premiados foram:
1º Lugar: Bernardo Daltrozo
2º Lugar: Lara Gräber
3º Lugar: Tainara Dobler
4º Lugar: Gabriela Gewer
As redações premiadas foram:

Personalidade que marcou a história

Ao observarmos o percurso histórico do nosso município, constatamos como ele é interessante e revela um contexto digno das pessoas que fizeram parte dele, cidadãos estes, que deixaram um legado importante e por isso tem seus nomes lembrados em ruas e praças.

No ano de 1995, a cidade de Catuípe foi agraciada com um importante estabelecimento de ensino. O Colégio Estadual Catuípe e não teria nome mais sugestivo para ser utilizado no nome da rua que dá acesso a este estabelecimento do que o nome de um professor. Assim foi chamada rua professor Arno Sommer. Entre suas realizações como professor em nosso município, podemos citar a criação de um curso ginasial que funcionaria à noite, e se destinava a jovens, empregados, com o objetivo de concluir o curso primário. Além disso, sua autobiografia relata que o mesmo é oriundo de uma pequena cidade do interior gaúcho, vindo a fixar residência em Ijuí e trazendo consigo um vasto conhecimento na área da educação, foi inclusive diretor da Escola Estadual Barão do Rio Branco e mestre no ensino da Matemática.

Observa-se que o legado de um professor e seus ensinos, vai muito além das paredes de uma escola e que suas marcas positivas ficam refletidas no caminho. Exemplo disso é chamar-se a rua Professor Arno Sommer, poderia se chamar apenas Arno Sommer, mas a palavra “Professor” mostra a importância daquilo que ele deixou, não somente aos seus alunos, mas para toda a sociedade.

Podemos constatar que Arno Sommer nos deixou uma significativa contribuição no aspecto educacional, impulsionando o crescimento do município. Assim como Catuípe conquista o seu cinqüentenário, o nosso ilustre personagem marcou sua história enaltecendo nossa escola por ter um nome distinto de quem dedicou uma vida à educação e ao ensino.

Texto do aluno: Bernardo Daltrozo - Turma 121

Professora Orientadora: Tania Conrad

1º Lugar


Um verdadeiro mestre

Há tempos, uma pessoa ilustre nasceu, e o que o tornou ilustre foi que caminhando com ele o bem sempre venceu, ultrapassando com garra os obstáculos que encontrou com a bandeira da educação em punho, por onde esteve revolucionou.

Arno Sommer, cidadão gaúcho, fruto do nosso chão, trilhou o estado, o país e outro continente movido pela busca do conhecimento. Suportou a distância, a saudade dos seus e até a guerra e nem por isso esmoreceu, deixou marcas eternas por onde passou, nos mais de 40 anos que sua profissão exerceu.

Com sua história de mestre, a história de Catuípe também escreveu, ampliando a educação e ensino, criando o Ginásio noturno que fez com que muitos cidadãos pudessem ter acesso ao saber, colaborando assim para nossa cidade crescer. Enfrentou muitas dificuldades devido às condições naturais da época e mesmo assim não desistiu, sempre considerando as conquistas mais valiosas do que qualquer obstáculo que surgiu.

Hoje nosso município, com 50 anos de história e muito diferente do Catuípe que ele conheceu, proporciona uma educação excelente aos seus cidadãos e o feito de Arno Sommer contribuiu muito para essa realidade, como singela demonstração a rua da maior escola de nosso município leva seu nome como gratidão.

Professor que não “foi” diferente, mas fez a diferença contribuindo para que Catuípe, solo que brota água mineral um presente para o bem viver, tivesse também um solo fértil na educação tornando nosso município como hoje é, um ótimo lugar para se viver.

Texto da aluna Lara Gräber

Professora orientadora: Tânia Conrad

2º lugar

Uma personalidade marcada pela honestidade

Ao longo dos 50 anos de história, pode-se dizer que Catuípe possui inúmeras personalidades a serem lembradas. Não por terem sido políticos, professores ou religiosos, mas pelos grandes ensinamentos e exemplos de simplicidade, honestidade e dignidade. Por terem mostrado que é com a prática de valores que se dá a constituição do caráter.

Uma história se faz com pessoas que de uma maneira ou de outra, marcam a existência de uma cidade, pelas ações e caridades praticadas. Não por fatos marcantes, mas pela prática do bem e o modo simples de viver.

Assim foi o Senhor Jerônimo Forgiarini, que nasceu em 20 de novembro de 1879 em Gemona Del Fruili, na Província de Udine, na Itália. Filho de Francisco e Maria Gubiani Forgiarini.

Sua família resolveu vir da Itália para o Brasil, morar em um lugarejo chamado Ivorá, cidade na qual grande parte dos italianos vindos para cá, firmaram residência. Anos mais tarde casou-se com Letícia Joana Dalepiane com a qual teve sete filhos: Olga Maria, Helena Amábile, Flávio, Valdemar, Francisco, Rubens e Ana Eunice.

Residiram também em Catuípe, firmando residência em Três vendas, trabalhando como comerciante durante muitos anos. Depois mudaram-se para a cidade, onde por alguns anos assumiram o antigo Hotel Gewher, mais conhecido como Hotel-restaurante, localizado na baixada da Avenida Rio Branco, ao lado do riacho Rio Branco.

Não teve grandes fatos marcantes em sua vida, mas deixou um grande exemplo a seus filhos, a honestidade. Senhor Jerônimo foi um exemplo a ser seguido para aqueles que com ele conviveram.

Texto da aluna TainaraDobler Turma: 114

Professora orientadora: Sandra Regina Bonfada

3ºlugar

Abrindo caminho como educador

Tudo na história tem início, e a vida de Arno Sommer começa em 27/10/1916 em Estrela-RS. Dedicou sua vida à cultura e à educação foi autor, educador e um símbolo por onde passou. Formou-se professor e orientador educacional. Por todo prestígio que teve, o município de Teotônia, em que residiu junto a sua família após 5 anos de seu nascimento, conferiu o título de cidadão teutoniense.

Formou-se no seminário evangélico de professores de São Leopoldo, em 1935, para sua surpresa ele havia sido indicado para a Escola Alemã Johannes Keller e como ele meso afirma em sua obra A caminhada de um professor: “Não podia resistir, no entanto, à tentação de, nos meus 19 anos de idade, conhecer terras distantes e certamente bem diferentes das do nosso Rio Grande.”

Após muita dedicação ao estudo em São Paulo e Alemanha aplicou seus conhecimentos obtendo ricas experiências como diretor da Escola Comunitária, em Ijuí, como funcionário da 3ª Delegacia de Educação, a partir de 1982, em Estrela. Foi em Catuípe, um servidor público estadual, com o ginásio a ser criado, Arno Sommer já estava nomeado diretor.

Seu sucesso profissional enquanto educador no meio escolar e nas comunidades por onde atuou, motivou seus filhos a seguirem sua carreira profissional. Arno Sommer é um símbolo, pois deu oportunidade para muitas pessoas buscarem o conhecimento. Por tudo isso, deixou sua marca em Catuípe e já é consagrado um personagem ilustre que marcou os 50 anos do município, nomeando a rua do nosso querido Colégio Estadual Catuípe.

Texto da aluna Gabriela Gewehr Turma:131

Professora orientadora: Tânia Conrad

4º lugar

Um verdadeiro mestre

Há tempos, uma pessoa ilustre nasceu, e o que o tornou ilustre foi que caminhando com ele o bem sempre venceu, ultrapassando com garra os obstáculos que encontrou com a bandeira da educação em punho por onde esteve revolucionou.

Arno Sommer, cidadão gaúcho, fruto do nosso chão, trilhou o estado, o país e outro continente movido pela busca do conhecimento. Suportou a distância, a saudade dos seus e até a guerra e nem por isso esmoreceu, deixou marcas eternas por onde passou, nos mais de 40 anos que sua profissão exerceu.

Com sua história de mestre, a história de Catuípe também escreveu, ampliando a educação e ensino, criando o Ginásio noturno que fez com que muitos cidadãos pudessem ter acesso ao saber, colaborando assim para nossa cidade crescer. Enfrentou muitas dificuldades devido Às condições naturais da época e mesmo assim não desistiu, sempre considerando as conquistas mais valiosas do que qualquer obstáculo que surgiu.

Hoje nosso município, com 50 anos de história e muito diferente do Catuípe que ele conheceu, proporciona uma educação excelente aos seus cidadãos e o feito de Arno Sommer contribuiu muito para essa realidade, como singela demonstração a rua da maior escola de nosso município leva seu nome como gratidão.

Professor que não “foi” diferente, mas fez a diferença contribuindo para que Catuípe, solo que brota água mineral um presente para o bem viver, tivesse também um solo fértil na educação tornando nosso município como hoje é, um ótimo lugar para se viver.

Texto da aluna Lara Gräber

Professora orientadora: Tânia Conrad

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conferência do Ensino Médio

No dia 8 de novembro último, aconteceu na escola a Conferência do Ensino Médio para discussão, aprofundamento e esclarecimento de dúvidas sobre o documento base da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio. Participaram da discussão professores e alunos do Ensino Médio, pais, equipe diretiva e representantes do setor pedagógico da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. Tal mudança, coordenada pela 36ª CRE, visa contemplar melhorias no Ensino Médio no país como um todo.
Os alunos representantes da Educação Profissional trabalharam com o eixo de discussão 01 - Ensino Médio e desafios do panorama atual: novos contextos e novas legislações, apresentando uma sistematização do assunto. Os demais eixos foram trabalhados da mesma forma: as turmas de cada série sistematizaram um eixo de discussão e apresentaram para o grande grupo.
O Coordenador Pedagógico da 36ª CRE analisou as idéias propostas pelos alunos e esclareceu dúvidas dos que se fizeram presente.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comemoração Dia dos Professores e Funcionário Público


Os Professores e Funcionários do CEC estiveram comemorando seu dia com um gostoso almoço no na última quarta-feira, 20 de outubro. Após o almoço o grupo dirigiu-se à Entre-Ijuís no O2 Eco Esporte, um espaço de interação total com a natureza e o esporte. No local foram realizadas atividades de orientação, onde o grupo cumpriu determinado percurso seguindo pontos de controle, utilizando-se basicamente de um mapa da região e bússola, de modo a desenvolver o senso de localização espacial e estratégia. Alguns integrantes do grupo também se desafiaram a fazer a atividade da tirolesa, exercitando a superação e realizando uma nova aventura emocional!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CEC comemora Dia da Criança


"Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança:
* Estar sempre alegre
* Nunca ficar inativo
* e chorar com força por tudo aquilo que se quer".


Para comemorar o Dia da Criança, os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram de diversas atividades como pintura no rosto, brincadeiras diversas, distribuição de presentes e um lanche especial.
Os alunos do Ensino Médio e Técnico também receberam um delicioso lanche em comemoração ao Dia da Criança.

XIX Festival de Dança

O grupo de dança do CEC esteve participando do XIX Festival de Dança realizado na última sexta-feira, dia 07 de outubro, no Ginásio Municipal de Esportes com uma bonita apresentação.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Em breve uma novidade no ar...



A Rádio do Colégio Estadual Catuípe estará em funcionamento em breve!
A criação da rádio faz parte de uma das oficinas do Projeto Mais Educação desenvolvido pela escola. Por estarmos inseridos em um mundo onde a comunicação é extremamente necessária, tal oficina ajudará os alunos a desenvolverem sua dicção e oratória.
É função da escola provocar nos alunos o letramento através de textos midiáticos para estimular atividades de leitura e/ou produção de textos como: notícias, reportagens, artigos, entrevistas.
Os alunos estão produzindo o logotipo e o slogan da rádio, que serão escolhidos pelos professores e alunos.

Chegada da Primavera

Primavera chega e inspira os alunos do 2° ano do Ensino Médio a escreverem poesias, orientados pela Profª Tania Conrad.
Primavera

A cada olhar surge uma nova flor,
A cada gesto um novo amor.
A cada flor uma nova cor.
O vento leva o pólen das flores
junto com elas o perfume das flores.
Trazendo a essência dos amores.
Arosa vermelha, a paixão
que vem de dentro do coração.
A rosa branca representa a paz,
a bondade e a prosperidade.
Assim é a primavera linda e bela,
trazendo vida para a nossa terra.
( Ângela, Andressa e Gislaine - Turma 121)


Um sonho!

Olho para o céu,
vejo que amanheceu,
eis que a lua se foi,
e o sol apareceu.
Olho ao jardim,
flores de todas as cores,
admirado fico eu
com a beleza que sucedeu.
Ao
soar o vento,
mexem-se as árvores,
as folhas dançam
e os pássaros cantam.
Ao pensar na natureza, imagina-se quanta beleza!
Pássaros, árvores, flores.
É uma mistura de cores.
( Déliz, Catiele - Turma 121)


Manhã de Primavera

A primavera chegou
para o mundo colorir.
São rosas, margaridas, girassóis...
que começaram florir.
A cada gota de chuva
que na terra está a cair,
ilumina a face das pessoas
que não param de sorrir.
O namorado apressado
pega flores no jardim
e surpreende a namorada
com um buquê de jasmim.
Os velhinos na varanda
observam seus netinhos
aproveitando a primavera
e brincando com seu bichinho.
(Leilane e André - Turma 122)


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desfile cívico comemora 50 anos de emancipação de Catuípe


A dança das águas também homenageou o município, enaltecendo a maravilha natural de nossa cidade que é a abundância em água mineral.








Os 500 alunos estiveram representados através de pelotões que mostraram os projetos oferecidos pela escola: Tempo Integral, Mais Educação, Escola Aberta e Grupo de Dança; Ensino Médio e Cursos Técnicos.

Estes projetos tem como foco principal o aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer, aprender a ser, pilares fundamentais para a construção de um novo paradigma que valoriza a vida e as pessoas. Para o planejamento e desenvolvimento dos projetos, os professores contam com espaços de estudo, palestras e seminários.

O CEC TEM ORGULHO DE FAZER PARTE DA HISTÓRIA DE CATUÍPE E PARABENIZA NOSSO MUNICÍPIO PELOS SEUS 50 ANOS.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"Valorizar e respeitar a vida" - 2º Trimestre encerra e alunos demonstram seus valores




Dando sequência ao projeto “Este ano quero...” desenvolvido pela escola, o 2º trimestre incluiu o sub-tema “Valorizar e respeitar a vida” sob a coordenação da área das Ciências da Natureza, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir o filme PARA SALVAR UMA VIDA, que aborda questões conflituosas como gravidez na adolescência, violência, bullyng, traições, entre outros.

A partir do filme, houveram debates destas questões em sala de aula. Orientados pelas professoras de Biologia Laura B. Marasca e Cássia Anéas os alunos produziram textos onde puderam expressar suas opiniões a respeito dos assuntos abordados.

“A fé é muito importante para a nossa vida, é nela que nos agarramos quando temos que enfrentar obstáculos. Foi na fé que Jake recorreu para mudar suas atitudes.” (Eduardo Michelon, turma 112)“O filme também fala sobre bebidas alcoólicas e drogas. A maioria dos adolescentes, sempre que vão à festas, bebem até não conseguirem parar em pé e ainda acham legal e bonito. Mas não tem nada de legal acordar no outro dia com a cabeça estourando ou arrependido de alguma coisa que fez quando estava bêbado. (...) Falta amor pela vida, vontade de viver, vencer, realizar sonhos. Assim, temos que dar valor para tudo o que nós temos, principalmente a chance de viver.” (Rosana Pacheco, turma 114)

“Esse filme me mostrou que a fé é um subsídio que dá sustentação para mudanças na vida e que por isso temos que corrigir nossos erros antes que seja tarde demais.” (Patrícia Dalbosco, turma 114)

“O amigo do peito chega nas horas inesperadas, nos dá apoio, não diz o que queremos ouvir, mas dá conselhos. Nas tristezas consola, ensina e anima. Entende nossas angústias e permanece sempre ao nosso lado.” (Fabiana Lopes, turma 112)

“Para cada ato que fazemos tem uma conseqüência. Muitas vezes agimos por impulso e não pensamos que podemos machucar as pessoas que mais nos amam que são nossos pais, amigos, amigas, irmãos e quando percebemos que fizemos algum mal a eles, pode ser tarde demais.” (Patrícia Nunes, turma 114)

“A fé mudou Jake depois de assistir seu amigo Roger se matar por falta de amigos e rejeições. Percebeu que deveria mudar o rumo de sua vida, ajudando as pessoas rejeitadas a serem pessoas importantes. Arrependido de não ter ajudado seu amigo, passou a ajudar outros a não fazer o mesmo que Roger.” (Cassandra Mendonça, turma 111)

“O filme é muito bom porque relata uma história que pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso devemos cuidar como estamos nos dirigindo e tratando as pessoas.” (Alisson Soares, turma 111)

“A amizade é uma das maiores soluções apara os problemas emocionais pois é como ter um porto seguro. A ajuda e o apoio de um amigo é muito importante e é nesse amigo que podemos contar nos momentos bons e nos mais difíceis.” (Luana Dervanoski, turma 121)

“Esse filme nos dá uma grande lição: muitas vezes não damos muita importância para algumas pessoas por elas serem um pouco diferente. Não devemos julgar as pessoas antes de conhecê-las.” (Jéssica dos Santos, turma 121)

“Infelizmente é impossível acabar totalmente com o bullyng. Ele afeta tntas crianças e adultos e a única maneira de enfrentá-lo é conscientizar as pessoas de que é algo ruim e a escola deve um espaço de conscientização.” (Caroline Daltrozo, turma 121)

“O filme nos dá um exemplo muito claro de bullyng. Roger, por ser negro, era excluído. O mesmo aconteceu com Jake porque foi em busca de Cristo, porque se interessou pela religião.” (Naiara Rossi, turma 132)

“O filme nos mostra o que está acontecendo hoje em dia: jovens preocupados com a aparência das pessoas e a classe social a qual pertencem, esquecendo o valor de uma amizade verdadeira.” (Jordana Smaniotto, turma 132)

“O filme aborda vários conflitos como a solidão, o desprezo entre os amigos, a humilhação, a falta de alguém para dialogar, o bullyng, a fé etc. A amizade é essencial entre as pessoas, é uma forma de carinho, respeito, amor. Quem ama cuida, protege e confia.” (Roberta Libardoni, turma132)

“A fé é mais do que necessária, pois é ela que nos dá força e faz crer que Deus é maior do que qualquer problema. Ela fez Jake mudar de vida.” (Bibiane Batista, turma 131)

“Ao assistir o filme foi possível observar vários tipos de conflitos, como por exemplo, julgar as pessoas antes de conhecê-las, excluí-las, e ridicularizá-las perante os outros.” (Denise Rakowski, turma 131)

“A importância de ter um amigo verdadeiro é sempre ter em quem confiar, para o que der e vier, um amigo para aconselhar da melhor maneira.” (Lucas Kontarski, turma 1B)

“Jake decidiu mudar suas atitudes de rejeitar pessoas e entendeu que embora sejamos de cores e origens diferentes, todos somos iguais, nos sentimentos, na vida, nos problemas.” (Everton Fagundes, turma 1B)

"A fé nos faz ter confiança e garra para enfrentar as dificuldades, levando-nos ver a vida de forma diferente, vendo-a pelo lado positivo. Quero para a minha vida um lugar sem guerras, preconceitos, rejeição, humilhação, fome, doenças e principalmente sem maldade. Em Deus, podemos buscar força e coragem para mudar o mundo hoje, onde possamos ser todos iguais." (Débora Rosa da Silva, turma 1B)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

27/08-LANÇAMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, ESCOLA ABERTA E 8ª MOSTRA PEDAGÓGICA





No dia 27 de agosto, a escola esteve realizando três grandes eventos. A 8ªMOSTRA PEDAGÓGICA, INÍCIO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA ABERTA 2011 e lançamento do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO".




A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais e com a presença da Ilustríssima Coordenadora Regional de Educação da 36ªCRE, que fez seu pronunciamento.













O programa MAIS EDUCAÇÃO, integra as ações

do Plano de Desenvolvimento (PDE), como uma

estratégia do governo federal, para induzir a

ampliação da jornada escolar e a organização

curricular, na perspectiva da Educação Integral.



















O Colégio Estadual Catuípe, dentro do projeto

Mais Educação está proporcionando inúmeras oficinas. As oficinas que serão oferecidas pelo Programa são:

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: Matemática

ESPORTE E LAZER:AtletismoRecreação e lazer

CULTURA E ARTES:Banda

COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIAS:Jornal Escolar; Rádio Escolar

A 8ª MOSTRA PEDAGÓGICA teve a exposição dos trabalhos escolares realizados até a data.








Ao meio-dia, foi oferecido às autoridades, alunos, pais, professores e funcinários um maravilhoso almoço, preparado pelas funcionárias da escola.






























































































































































































































terça-feira, 23 de agosto de 2011

CEC HOMENAGEIA SEUS ESTUDANTES



Dia 11 de agosto último, o CEC recepcionou os alunos com um gostoso café da manhã em homenagem ao Dia do Estudante.

CEC participa do 2º Festival do Folclore








Sábado, dia 20 de agosto, o CEC participou da 2ª edição do Festival do Folclore, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação das escolas Estaduais e Municipais. A escola foi encarregada de apresentar dados estatísticos, históricos, culturais, sociais do estado de Sergipe. Além de exposição, foram apresentadas duas danças típicas.