terça-feira, 29 de novembro de 2011
Colégio Estadual Catuípe em ritmo de Natal
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Concurso Literário - Feira do Livro 2011
Personalidade que marcou a história
Ao observarmos o percurso histórico do nosso município, constatamos como ele é interessante e revela um contexto digno das pessoas que fizeram parte dele, cidadãos estes, que deixaram um legado importante e por isso tem seus nomes lembrados em ruas e praças.
No ano de 1995, a cidade de Catuípe foi agraciada com um importante estabelecimento de ensino. O Colégio Estadual Catuípe e não teria nome mais sugestivo para ser utilizado no nome da rua que dá acesso a este estabelecimento do que o nome de um professor. Assim foi chamada rua professor Arno Sommer. Entre suas realizações como professor em nosso município, podemos citar a criação de um curso ginasial que funcionaria à noite, e se destinava a jovens, empregados, com o objetivo de concluir o curso primário. Além disso, sua autobiografia relata que o mesmo é oriundo de uma pequena cidade do interior gaúcho, vindo a fixar residência em Ijuí e trazendo consigo um vasto conhecimento na área da educação, foi inclusive diretor da Escola Estadual Barão do Rio Branco e mestre no ensino da Matemática.
Observa-se que o legado de um professor e seus ensinos, vai muito além das paredes de uma escola e que suas marcas positivas ficam refletidas no caminho. Exemplo disso é chamar-se a rua Professor Arno Sommer, poderia se chamar apenas Arno Sommer, mas a palavra “Professor” mostra a importância daquilo que ele deixou, não somente aos seus alunos, mas para toda a sociedade.
Podemos constatar que Arno Sommer nos deixou uma significativa contribuição no aspecto educacional, impulsionando o crescimento do município. Assim como Catuípe conquista o seu cinqüentenário, o nosso ilustre personagem marcou sua história enaltecendo nossa escola por ter um nome distinto de quem dedicou uma vida à educação e ao ensino.
Texto do aluno: Bernardo Daltrozo - Turma 121
Professora Orientadora: Tania Conrad
1º Lugar
Um verdadeiro mestre
Há tempos, uma pessoa ilustre nasceu, e o que o tornou ilustre foi que caminhando com ele o bem sempre venceu, ultrapassando com garra os obstáculos que encontrou com a bandeira da educação em punho, por onde esteve revolucionou.
Arno Sommer, cidadão gaúcho, fruto do nosso chão, trilhou o estado, o país e outro continente movido pela busca do conhecimento. Suportou a distância, a saudade dos seus e até a guerra e nem por isso esmoreceu, deixou marcas eternas por onde passou, nos mais de 40 anos que sua profissão exerceu.
Com sua história de mestre, a história de Catuípe também escreveu, ampliando a educação e ensino, criando o Ginásio noturno que fez com que muitos cidadãos pudessem ter acesso ao saber, colaborando assim para nossa cidade crescer. Enfrentou muitas dificuldades devido às condições naturais da época e mesmo assim não desistiu, sempre considerando as conquistas mais valiosas do que qualquer obstáculo que surgiu.
Hoje nosso município, com 50 anos de história e muito diferente do Catuípe que ele conheceu, proporciona uma educação excelente aos seus cidadãos e o feito de Arno Sommer contribuiu muito para essa realidade, como singela demonstração a rua da maior escola de nosso município leva seu nome como gratidão.
Professor que não “foi” diferente, mas fez a diferença contribuindo para que Catuípe, solo que brota água mineral um presente para o bem viver, tivesse também um solo fértil na educação tornando nosso município como hoje é, um ótimo lugar para se viver.
Texto da aluna Lara Gräber
Professora orientadora: Tânia Conrad
2º lugar
Uma personalidade marcada pela honestidade
Ao longo dos 50 anos de história, pode-se dizer que Catuípe possui inúmeras personalidades a serem lembradas. Não por terem sido políticos, professores ou religiosos, mas pelos grandes ensinamentos e exemplos de simplicidade, honestidade e dignidade. Por terem mostrado que é com a prática de valores que se dá a constituição do caráter.
Uma história se faz com pessoas que de uma maneira ou de outra, marcam a existência de uma cidade, pelas ações e caridades praticadas. Não por fatos marcantes, mas pela prática do bem e o modo simples de viver.
Assim foi o Senhor Jerônimo Forgiarini, que nasceu em 20 de novembro de 1879
Sua família resolveu vir da Itália para o Brasil, morar em um lugarejo chamado Ivorá, cidade na qual grande parte dos italianos vindos para cá, firmaram residência. Anos mais tarde casou-se com Letícia Joana Dalepiane com a qual teve sete filhos: Olga Maria, Helena Amábile, Flávio, Valdemar, Francisco, Rubens e Ana Eunice.
Residiram também em Catuípe, firmando residência em Três vendas, trabalhando como comerciante durante muitos anos. Depois mudaram-se para a cidade, onde por alguns anos assumiram o antigo Hotel Gewher, mais conhecido como Hotel-restaurante, localizado na baixada da Avenida Rio Branco, ao lado do riacho Rio Branco.
Não teve grandes fatos marcantes em sua vida, mas deixou um grande exemplo a seus filhos, a honestidade. Senhor Jerônimo foi um exemplo a ser seguido para aqueles que com ele conviveram.
Texto da aluna TainaraDobler Turma: 114
Professora orientadora: Sandra Regina Bonfada
3ºlugar
Abrindo caminho como educador
Tudo na história tem início, e a vida de Arno Sommer começa em 27/10/1916
Formou-se no seminário evangélico de professores de São Leopoldo, em 1935, para sua surpresa ele havia sido indicado para a Escola Alemã Johannes Keller e como ele meso afirma em sua obra A caminhada de um professor: “Não podia resistir, no entanto, à tentação de, nos meus 19 anos de idade, conhecer terras distantes e certamente bem diferentes das do nosso Rio Grande.”
Após muita dedicação ao estudo
Seu sucesso profissional enquanto educador no meio escolar e nas comunidades por onde atuou, motivou seus filhos a seguirem sua carreira profissional. Arno Sommer é um símbolo, pois deu oportunidade para muitas pessoas buscarem o conhecimento. Por tudo isso, deixou sua marca em Catuípe e já é consagrado um personagem ilustre que marcou os 50 anos do município, nomeando a rua do nosso querido Colégio Estadual Catuípe.
Texto da aluna Gabriela Gewehr Turma:131
Professora orientadora: Tânia Conrad
4º lugar
Um verdadeiro mestre
Há tempos, uma pessoa ilustre nasceu, e o que o tornou ilustre foi que caminhando com ele o bem sempre venceu, ultrapassando com garra os obstáculos que encontrou com a bandeira da educação em punho por onde esteve revolucionou.
Arno Sommer, cidadão gaúcho, fruto do nosso chão, trilhou o estado, o país e outro continente movido pela busca do conhecimento. Suportou a distância, a saudade dos seus e até a guerra e nem por isso esmoreceu, deixou marcas eternas por onde passou, nos mais de 40 anos que sua profissão exerceu.
Com sua história de mestre, a história de Catuípe também escreveu, ampliando a educação e ensino, criando o Ginásio noturno que fez com que muitos cidadãos pudessem ter acesso ao saber, colaborando assim para nossa cidade crescer. Enfrentou muitas dificuldades devido Às condições naturais da época e mesmo assim não desistiu, sempre considerando as conquistas mais valiosas do que qualquer obstáculo que surgiu.
Hoje nosso município, com 50 anos de história e muito diferente do Catuípe que ele conheceu, proporciona uma educação excelente aos seus cidadãos e o feito de Arno Sommer contribuiu muito para essa realidade, como singela demonstração a rua da maior escola de nosso município leva seu nome como gratidão.
Professor que não “foi” diferente, mas fez a diferença contribuindo para que Catuípe, solo que brota água mineral um presente para o bem viver, tivesse também um solo fértil na educação tornando nosso município como hoje é, um ótimo lugar para se viver.
Texto da aluna Lara Gräber
Professora orientadora: Tânia Conrad
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Conferência do Ensino Médio
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Comemoração Dia dos Professores e Funcionário Público
terça-feira, 11 de outubro de 2011
CEC comemora Dia da Criança
"Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança:
Para comemorar o Dia da Criança, os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental participaram de diversas atividades como pintura no rosto, brincadeiras diversas, distribuição de presentes e um lanche especial.
XIX Festival de Dança
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Em breve uma novidade no ar...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHw6lBSsgz3Jzii09S_D-dpBzh5x1rtSenUzThjYCYJ-TpIWsDacMim1l456iHmp9w679hH1gxvyGtSwZIKeblxmSTaTlvn6oJtcVYLx_H_Wxt-JxuULaM4lq8D84nuqUM-F_hSI5eLRjb/s320/radio20mania.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPZTtFWeHeNAvSwGWcl-cs52qkfz7BMr2rO7eI0-uMRxXpIi_StF_3m_Af4ymerzg_voYaiXb74BvfC-7AjCek8cb_ZKYgQpKy37mX-ynMtm-Bd6rd8T2K_dsYIhiCidVjAwVfnlRSJeWR/s320/radio-online.png)
Chegada da Primavera
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiA_942vNl3rB85VMcd2zgdshkGErdzt4qYWL_IPNbIJ2pvWe1qvrMm9Yz2w5ZwaOqx5r-aan5YP8UlYj_8eZbObikn-CK252F9AJ3rDNYRwJv4M_1ib6G0ObFgIxcq9RYFtPXgwYcsIJ3v/s320/Prenuncio-da-Primavera-II.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhL0Ilz5ffyhIxJ6Fcey2YePSybtPXhH5u1dQs4PoAIY50jZXTIZHzPQTMN_091ItjrLjoL5mmOzs59zgK5vZA6zwr3t8bhMblO2BHvAK3N5kUtkV8wAr6uLLyJ8kUR7WvyJSkfaMQae2zT/s320/Lael-purpur.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWnVdmn1n_iTAQKNKHahaSMzx8jkAEuVuAcif7L8waKhxfkxGu_bAnDlu3Ayj4n8KBDQQTbgEShJbOCrhgkDwKZKXWPIddzCxPXHEWLSlNJHuAZyE_Q7ECxESCK5W0PBLqz_x7WbNZ_4Q9/s320/Beija-Flor3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_hwZBC9YRBXNcZ6rGeqlIin6GOxaD-HfPPqwymMudlC78ktMKpGh7eQ0A36uzwGO8hhIuevWzhZceQ0gXGGvh1asPvoUeSmB6M424C_RS6sHgZRGEAtq5oXizpWx9WDN78SXMLwrkJ1Tc/s320/Imagem%252B2218.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJmJuS2kkqoFKsctu6tBqsYJHKjITQ_TlxW0oqmqH4kSNDUoo229w7LvyL4DezUCLiRZ3hv5WbBfsZ3dgL1E9trtX2QykjVkJKa2r8liPVY-TfQ1IQBi2F3OabXfTaJr1Eqc9LKibtIkfu/s320/1778287.jpg)
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Desfile cívico comemora 50 anos de emancipação de Catuípe
A dança das águas também homenageou o município, enaltecendo a maravilha natural de nossa cidade que é a abundância em água mineral.
Estes projetos tem como foco principal o aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer, aprender a ser, pilares fundamentais para a construção de um novo paradigma que valoriza a vida e as pessoas. Para o planejamento e desenvolvimento dos projetos, os professores contam com espaços de estudo, palestras e seminários.
O CEC TEM ORGULHO DE FAZER PARTE DA HISTÓRIA DE CATUÍPE E PARABENIZA NOSSO MUNICÍPIO PELOS SEUS 50 ANOS.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
"Valorizar e respeitar a vida" - 2º Trimestre encerra e alunos demonstram seus valores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhle0ziBTRIeKF-i5AT2MsvceiAODq8l9G_P3yqJsB2HPvXFZyjgxd4NKQJJ4U-wQNXkpQHuDw8R9w46EED1QgONNdBcm76iiTrz27N2hTqU4R8g4KP3miefIDlD5XMwWXycl3N7ZXXVdDN/s320/7373973SZ.jpg)
Dando sequência ao projeto “Este ano quero...” desenvolvido pela escola, o 2º trimestre incluiu o sub-tema “Valorizar e respeitar a vida” sob a coordenação da área das Ciências da Natureza, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir o filme PARA SALVAR UMA VIDA, que aborda questões conflituosas como gravidez na adolescência, violência, bullyng, traições, entre outros.
A partir do filme, houveram debates destas questões em sala de aula. Orientados pelas professoras de Biologia Laura B. Marasca e Cássia Anéas os alunos produziram textos onde puderam expressar suas opiniões a respeito dos assuntos abordados.
“A fé é muito importante para a nossa vida, é nela que nos agarramos quando temos que enfrentar obstáculos. Foi na fé que Jake recorreu para mudar suas atitudes.” (Eduardo Michelon, turma 112)“O filme também fala sobre bebidas alcoólicas e drogas. A maioria dos adolescentes, sempre que vão à festas, bebem até não conseguirem parar em pé e ainda acham legal e bonito. Mas não tem nada de legal acordar no outro dia com a cabeça estourando ou arrependido de alguma coisa que fez quando estava bêbado. (...) Falta amor pela vida, vontade de viver, vencer, realizar sonhos. Assim, temos que dar valor para tudo o que nós temos, principalmente a chance de viver.” (Rosana Pacheco, turma 114)
“Esse filme me mostrou que a fé é um subsídio que dá sustentação para mudanças na vida e que por isso temos que corrigir nossos erros antes que seja tarde demais.” (Patrícia Dalbosco, turma 114)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu9j-oeKc8hxZ-3bfjV1jt4jPEV0XoblaNjer_AA_1pqE2fWE6dN_LkSSqva_0mhmiWxuEOTPpqlvlPyCl422e3MmV0R7UHmJTVE14lHz103AstckdTMYGdeTme34_HVRwJUultz2MInMX/s320/tumblr_lka98rDWR31qfelwpo1_500.jpg)
“O amigo do peito chega nas horas inesperadas, nos dá apoio, não diz o que queremos ouvir, mas dá conselhos. Nas tristezas consola, ensina e anima. Entende nossas angústias e permanece sempre ao nosso lado.” (Fabiana Lopes, turma 112)
“Para cada ato que fazemos tem uma conseqüência. Muitas vezes agimos por impulso e não pensamos que podemos machucar as pessoas que mais nos amam que são nossos pais, amigos, amigas, irmãos e quando percebemos que fizemos algum mal a eles, pode ser tarde demais.” (Patrícia Nunes, turma 114)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi6XiXF1I6ihyZ1e9_d3JLloe-kDe-lcqAJ1WTud2K4xZHN9ytPHiFNDfBuW7iWAS1eLD5SgY74HmsrO1i4icu8zQxBDSmQndKvPjWE7SDDsGDQHww7IE9ZL37NXHG6yU2S3GI5ywPCMTq/s320/borboletas.jpg)
“A fé mudou Jake depois de assistir seu amigo Roger se matar por falta de amigos e rejeições. Percebeu que deveria mudar o rumo de sua vida, ajudando as pessoas rejeitadas a serem pessoas importantes. Arrependido de não ter ajudado seu amigo, passou a ajudar outros a não fazer o mesmo que Roger.” (Cassandra Mendonça, turma 111)
“O filme é muito bom porque relata uma história que pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso devemos cuidar como estamos nos dirigindo e tratando as pessoas.” (Alisson Soares, turma 111)
“A amizade é uma das maiores soluções apara os problemas emocionais pois é como ter um porto seguro. A ajuda e o apoio de um amigo é muito importante e é nesse amigo que podemos contar nos momentos bons e nos mais difíceis.” (Luana Dervanoski, turma 121)
“Esse filme nos dá uma grande lição: muitas vezes não damos muita importância para algumas pessoas por elas serem um pouco diferente. Não devemos julgar as pessoas antes de conhecê-las.” (Jéssica dos Santos, turma 121)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggGkBM458nD70gnkJL5iXD3AoQhw7k62gU8qvmyeqrsp86vc5U3r93aYmjpncsCvWj1n5O_Vh3Zm717mtKtmE3OIXFxmpfOXWRt4mY1t2yuUwCBB1iczBF1i32s-XaU4hcgTW98WysMuwq/s320/Olhar1.bmp)
“Infelizmente é impossível acabar totalmente com o bullyng. Ele afeta tntas crianças e adultos e a única maneira de enfrentá-lo é conscientizar as pessoas de que é algo ruim e a escola deve um espaço de conscientização.” (Caroline Daltrozo, turma 121)
“O filme nos dá um exemplo muito claro de bullyng. Roger, por ser negro, era excluído. O mesmo aconteceu com Jake porque foi em busca de Cristo, porque se interessou pela religião.” (Naiara Rossi, turma 132)
“O filme nos mostra o que está acontecendo hoje em dia: jovens preocupados com a aparência das pessoas e a classe social a qual pertencem, esquecendo o valor de uma amizade verdadeira.” (Jordana Smaniotto, turma 132)
“O filme aborda vários conflitos como a solidão, o desprezo entre os amigos, a humilhação, a falta de alguém para dialogar, o bullyng, a fé etc. A amizade é essencial entre as pessoas, é uma forma de carinho, respeito, amor. Quem ama cuida, protege e confia.” (Roberta Libardoni, turma132)
“A fé é mais do que necessária, pois é ela que nos dá força e faz crer que Deus é maior do que qualquer problema. Ela fez Jake mudar de vida.” (Bibiane Batista, turma 131)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEida7D5qbip4NCXl05_IewnrJV2UafpWRMKXKdlJJmyKeczESCgN0yiqFV_rg3hRNvxrhJILcFvp7HkvTDu4QG33kfIQV5v0Ut-qA1RsdIkyHkmXfbjS60_R-xgPJ7dVLbu4vkyHq8SdufS/s320/mistica_etica_1.jpg)
“Ao assistir o filme foi possível observar vários tipos de conflitos, como por exemplo, julgar as pessoas antes de conhecê-las, excluí-las, e ridicularizá-las perante os outros.” (Denise Rakowski, turma 131)
“A importância de ter um amigo verdadeiro é sempre ter em quem confiar, para o que der e vier, um amigo para aconselhar da melhor maneira.” (Lucas Kontarski, turma 1B)
“Jake decidiu mudar suas atitudes de rejeitar pessoas e entendeu que embora sejamos de cores e origens diferentes, todos somos iguais, nos sentimentos, na vida, nos problemas.” (Everton Fagundes, turma 1B)
"A fé nos faz ter confiança e garra para enfrentar as dificuldades, levando-nos ver a vida de forma diferente, vendo-a pelo lado positivo. Quero para a minha vida um lugar sem guerras, preconceitos, rejeição, humilhação, fome, doenças e principalmente sem maldade. Em Deus, podemos buscar força e coragem para mudar o mundo hoje, onde possamos ser todos iguais." (Débora Rosa da Silva, turma 1B)
terça-feira, 6 de setembro de 2011
27/08-LANÇAMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, ESCOLA ABERTA E 8ª MOSTRA PEDAGÓGICA
Ao meio-dia, foi oferecido às autoridades, alunos, pais, professores e funcinários um maravilhoso almoço, preparado pelas funcionárias da escola.