terça-feira, 13 de setembro de 2011

Desfile cívico comemora 50 anos de emancipação de Catuípe


A dança das águas também homenageou o município, enaltecendo a maravilha natural de nossa cidade que é a abundância em água mineral.








Os 500 alunos estiveram representados através de pelotões que mostraram os projetos oferecidos pela escola: Tempo Integral, Mais Educação, Escola Aberta e Grupo de Dança; Ensino Médio e Cursos Técnicos.

Estes projetos tem como foco principal o aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer, aprender a ser, pilares fundamentais para a construção de um novo paradigma que valoriza a vida e as pessoas. Para o planejamento e desenvolvimento dos projetos, os professores contam com espaços de estudo, palestras e seminários.

O CEC TEM ORGULHO DE FAZER PARTE DA HISTÓRIA DE CATUÍPE E PARABENIZA NOSSO MUNICÍPIO PELOS SEUS 50 ANOS.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"Valorizar e respeitar a vida" - 2º Trimestre encerra e alunos demonstram seus valores




Dando sequência ao projeto “Este ano quero...” desenvolvido pela escola, o 2º trimestre incluiu o sub-tema “Valorizar e respeitar a vida” sob a coordenação da área das Ciências da Natureza, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir o filme PARA SALVAR UMA VIDA, que aborda questões conflituosas como gravidez na adolescência, violência, bullyng, traições, entre outros.

A partir do filme, houveram debates destas questões em sala de aula. Orientados pelas professoras de Biologia Laura B. Marasca e Cássia Anéas os alunos produziram textos onde puderam expressar suas opiniões a respeito dos assuntos abordados.

“A fé é muito importante para a nossa vida, é nela que nos agarramos quando temos que enfrentar obstáculos. Foi na fé que Jake recorreu para mudar suas atitudes.” (Eduardo Michelon, turma 112)“O filme também fala sobre bebidas alcoólicas e drogas. A maioria dos adolescentes, sempre que vão à festas, bebem até não conseguirem parar em pé e ainda acham legal e bonito. Mas não tem nada de legal acordar no outro dia com a cabeça estourando ou arrependido de alguma coisa que fez quando estava bêbado. (...) Falta amor pela vida, vontade de viver, vencer, realizar sonhos. Assim, temos que dar valor para tudo o que nós temos, principalmente a chance de viver.” (Rosana Pacheco, turma 114)

“Esse filme me mostrou que a fé é um subsídio que dá sustentação para mudanças na vida e que por isso temos que corrigir nossos erros antes que seja tarde demais.” (Patrícia Dalbosco, turma 114)

“O amigo do peito chega nas horas inesperadas, nos dá apoio, não diz o que queremos ouvir, mas dá conselhos. Nas tristezas consola, ensina e anima. Entende nossas angústias e permanece sempre ao nosso lado.” (Fabiana Lopes, turma 112)

“Para cada ato que fazemos tem uma conseqüência. Muitas vezes agimos por impulso e não pensamos que podemos machucar as pessoas que mais nos amam que são nossos pais, amigos, amigas, irmãos e quando percebemos que fizemos algum mal a eles, pode ser tarde demais.” (Patrícia Nunes, turma 114)

“A fé mudou Jake depois de assistir seu amigo Roger se matar por falta de amigos e rejeições. Percebeu que deveria mudar o rumo de sua vida, ajudando as pessoas rejeitadas a serem pessoas importantes. Arrependido de não ter ajudado seu amigo, passou a ajudar outros a não fazer o mesmo que Roger.” (Cassandra Mendonça, turma 111)

“O filme é muito bom porque relata uma história que pode acontecer com qualquer pessoa. Por isso devemos cuidar como estamos nos dirigindo e tratando as pessoas.” (Alisson Soares, turma 111)

“A amizade é uma das maiores soluções apara os problemas emocionais pois é como ter um porto seguro. A ajuda e o apoio de um amigo é muito importante e é nesse amigo que podemos contar nos momentos bons e nos mais difíceis.” (Luana Dervanoski, turma 121)

“Esse filme nos dá uma grande lição: muitas vezes não damos muita importância para algumas pessoas por elas serem um pouco diferente. Não devemos julgar as pessoas antes de conhecê-las.” (Jéssica dos Santos, turma 121)

“Infelizmente é impossível acabar totalmente com o bullyng. Ele afeta tntas crianças e adultos e a única maneira de enfrentá-lo é conscientizar as pessoas de que é algo ruim e a escola deve um espaço de conscientização.” (Caroline Daltrozo, turma 121)

“O filme nos dá um exemplo muito claro de bullyng. Roger, por ser negro, era excluído. O mesmo aconteceu com Jake porque foi em busca de Cristo, porque se interessou pela religião.” (Naiara Rossi, turma 132)

“O filme nos mostra o que está acontecendo hoje em dia: jovens preocupados com a aparência das pessoas e a classe social a qual pertencem, esquecendo o valor de uma amizade verdadeira.” (Jordana Smaniotto, turma 132)

“O filme aborda vários conflitos como a solidão, o desprezo entre os amigos, a humilhação, a falta de alguém para dialogar, o bullyng, a fé etc. A amizade é essencial entre as pessoas, é uma forma de carinho, respeito, amor. Quem ama cuida, protege e confia.” (Roberta Libardoni, turma132)

“A fé é mais do que necessária, pois é ela que nos dá força e faz crer que Deus é maior do que qualquer problema. Ela fez Jake mudar de vida.” (Bibiane Batista, turma 131)

“Ao assistir o filme foi possível observar vários tipos de conflitos, como por exemplo, julgar as pessoas antes de conhecê-las, excluí-las, e ridicularizá-las perante os outros.” (Denise Rakowski, turma 131)

“A importância de ter um amigo verdadeiro é sempre ter em quem confiar, para o que der e vier, um amigo para aconselhar da melhor maneira.” (Lucas Kontarski, turma 1B)

“Jake decidiu mudar suas atitudes de rejeitar pessoas e entendeu que embora sejamos de cores e origens diferentes, todos somos iguais, nos sentimentos, na vida, nos problemas.” (Everton Fagundes, turma 1B)

"A fé nos faz ter confiança e garra para enfrentar as dificuldades, levando-nos ver a vida de forma diferente, vendo-a pelo lado positivo. Quero para a minha vida um lugar sem guerras, preconceitos, rejeição, humilhação, fome, doenças e principalmente sem maldade. Em Deus, podemos buscar força e coragem para mudar o mundo hoje, onde possamos ser todos iguais." (Débora Rosa da Silva, turma 1B)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

27/08-LANÇAMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, ESCOLA ABERTA E 8ª MOSTRA PEDAGÓGICA





No dia 27 de agosto, a escola esteve realizando três grandes eventos. A 8ªMOSTRA PEDAGÓGICA, INÍCIO DAS ATIVIDADES DA ESCOLA ABERTA 2011 e lançamento do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO".




A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais e com a presença da Ilustríssima Coordenadora Regional de Educação da 36ªCRE, que fez seu pronunciamento.













O programa MAIS EDUCAÇÃO, integra as ações

do Plano de Desenvolvimento (PDE), como uma

estratégia do governo federal, para induzir a

ampliação da jornada escolar e a organização

curricular, na perspectiva da Educação Integral.



















O Colégio Estadual Catuípe, dentro do projeto

Mais Educação está proporcionando inúmeras oficinas. As oficinas que serão oferecidas pelo Programa são:

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: Matemática

ESPORTE E LAZER:AtletismoRecreação e lazer

CULTURA E ARTES:Banda

COMUNICAÇÃO E USO DE MÍDIAS:Jornal Escolar; Rádio Escolar

A 8ª MOSTRA PEDAGÓGICA teve a exposição dos trabalhos escolares realizados até a data.








Ao meio-dia, foi oferecido às autoridades, alunos, pais, professores e funcinários um maravilhoso almoço, preparado pelas funcionárias da escola.