terça-feira, 25 de setembro de 2012

SETEMBRO-MÊS DE HOMENAGENS À PÁTRIA

PÁTRIA AMADA BRASIL           

Refletindo sobre O SETE DE SETEMBRO, os alunos das turmas 122 e 123, na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Sandra Bonfada, deram início às discussões interpretando o Hino Nocional Brasileiro, pesquisando sobre o vocabulário repleto de adjetivos positivos que engrandecem e elogiam o Brasil da época da independência. 
A seguir, foi proposto a produção de um texto comparativo entre o Brasil da época de sua independência X o Brasil atual. 
Confira uma das produções



PÁTRIA NEM TANTO AMADA, BRASIL!

Nos dias de hoje, as margens das nossas águas já não são tão plácidas, correm grande risco de estarem acabando devido ao lixo acumulado. O povo heroico que lutava pelos seus ideais, pela sua terra adorada, hoje se aquieta perante as constantes denúncias de corrupção e desvios de dinheiro público. E o brado retumbante é outro, é por melhores condições de vida e desenvolvimento.
O sol da liberdade que brilhava no céu da Pátria na época da independência, hoje aquece mais por causa da camada de ozônio. E, nos grandes centros como São Paulo, apresenta-se encoberto por nuvens de fumaça liberadas pelas indústrias em imensas quantidades.
Hoje são poucos os que colocam a própria vida em penhor pela defesa da Pátria. E os braços fortes e unidos  para conquistar algo naquela época, perderam a força. O sonho mudou, mas continua intenso. O amor pela Pátria e a esperança de um futuro melhor ainda existem.
A natureza ainda é grandiosa, por mais que a exploração ilegal de madeira e animais esteja crescendo anualmente e uma parcela da população não se importe com isso. O país continua belo, está mais forte no ponto de vista econômico, só a imagem de impávido colosso é que não existe mais. 
O povo brasileiro  ainda ama sua Pátria, por mais que existam hoje milhares de brasileiros pelo mundo, os quais deixaram a terra adorada em busca de melhores condições de vida em outros países.
Já não somos vistos como “Florão da América”, já se apagou a chama do “Novo Mundo”. Sim, nossos risonhos, lindos campos têm mais flores. A paz no futuro ainda estamos esperando e a glória do passado já é pouco lembrada. O povo ainda aclama por justiça, mas os brasileiros fogem da luta. E, por mais que existam tantas coisas ruins no nosso país ainda assim: “Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”

Guilherme Freitag – Aluno da turma 122 do Colégio Estadual Catuípe
Texto produzido na disciplina de Língua Portuguesa

terça-feira, 11 de setembro de 2012

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012


 Este artigo de opinião foi o vencedor da etapa municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa do ensino médio, do Colégio Estadual Catuípe.


                      Não se calem diante do murmúrio das águas.

             O nome originário de Catuípe descende da linguagem indígena,  que significa “águas claras”, e não é por acaso que possui várias riquezas naturais, entre elas a água mineral. Apesar de não ser uma cidade muito grande, em décadas passadas enquadrava-se na lista dos municípios que eram denominados Estâncias Hidrominerais, onde toda a população dispõe de água mineral encanada para o consumo. Todavia, a forma com que tratamos nossa água mineral, infelizmente põe em risco a saúde de todos que dela necessitam  para viver.
 Sabemos que a água é um bem cada vez mais escasso em nosso planeta, são cerca de 1,1 bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso a água e milhares dessas pessoas morrem todos os anos pela falta dela, no Oriente Médio, por exemplo, já são muitos os países que disputam a água para abastecer a população. Uma realidade que o nordeste de nosso país também já conhece. Um dos grandes problemas é que nos lugares onde existe grande disponibilidade de água, como em nossa cidade, é erroneamente mantida a ideia de que a água é um bem que nunca faltará, levando as pessoas a consumir desenfreadamente e de forma irracional. Descuidando inclusive, das nascentes e mananciais.
 Já foi comprovado que o corpo humano é basicamente formado por água, sendo assim, ela possui um papel fundamental na vida de qualquer pessoa, pois são vários os benefícios que a água traz para o corpo, como ajudar no transporte de nutrientes pelo organismo,  nos processos de digestão e excreção,  ajuda a regular a temperatura corporal, entre outros. A água é importante não só para o homem, mas para todas as outras espécies de seres vivos que habitam o planeta, ou seja, para a vida.
            São tantos os problemas causados pela falta de água no mundo todo, que se pode afirmar que somos privilegiados por possuir várias fontes de água mineral, e pelo privilégio que todos que aqui vivem têm de usufruir esse bem tão precioso. Mas essa liberdade em relação ao consumo de água não deve ser um fator que leve as pessoas ao desperdício, e nem que influencie a poluição dos rios e das fontes de água. Nas últimas décadas percebe-se que os rios e fontes de água de nossa cidade,  já estão começando a sofrer com a irresponsabilidade da população, atitudes como jogar o esgoto diretamente no rio e o lixão a céu aberto, próximo às nascentes são algumas  das muitas ações irresponsáveis que prejudicam a qualidade de nossa água.
Portanto,  somos uma população abençoada por uma natureza exuberante, cascatas, nascentes de águas puras e cristalinas ainda existem,seu murmúrio é ouvido por poucos, e por elas é que faço um alerta e um pedido a todos que aqui vivem, cuidem, respeitem, não desperdicem, e principalmente não poluam o patrimônio natural que ainda temos.   As futuras gerações dependem disto para viver.

ALUNA: BRUNA KAPP 
PROFESSOR ORIENTADOR: TÂNIA CONRAD



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

RÁDIO CEC COMEMORA SUA INAUGURAÇÃO E O DIA DO ESTUDANTE



No dia 13 de agosto o CEC esteve em festa, foi inaugurada oficialmente a RÁDIO CEC: UMA IDEIA QUE TOCA. Este projeto foi coordenado pelo curso de comunicação social da UNIJUÍ, com o apoio da 36ª Coordenadoria  Regional de Educação, lembrando que a escola tem esta oficina Rádio Escolar, dentro do Programa Mais Educação. 
A Coordenadora da 36ª CRE – Rosemari Gobbo

A coordenadora do Mais Educação na 36ª CRE – Antônia Gobbo
A Secretária Municipal de Educação – Silvia Rejane Sfalcin
Representantes dos meios de comunicação falado e escrito
Presidente do COM – Graiele Argenta
Professores e colaboradores da Rádio CEC
No programa inaugural foi lembrado e homenageado os estudantes pela passagem do seu dia, comemorado em 11 de agosto. Outra atração foi a apresentação dos talentos da escola que nos alegraram com duas apresentações:
1ª Coral, coordenados pela professora Márcia;
2ª Canção do amigo de Rui Biriva, na voz da aluna Joyce Rusch, acompanhados nas duas apresentações pelo violão dos alunos oficineiros do Mais Educação,Leonardo Ceretta e André Nunes. No teclado o aluno Bernardo Daltrozo.
O programa foi encerrado com o convite a todos os presentes para participarem de um coquetel, servido no refeitório da escola.
Parabéns família CEC por mais essa conquista. 


    A responsável pelo Projeto Rádio na Escola – Vera Radatz  




                        

A COORDENADORA DA36ª CRE - ROSEMARI GOBBO, INAUGURANDO OFICIALMENTE A RÁDIO
ALUNOS ENVOLVIDOS NA OFICINA RÁDIO ESCOLAR 
APRESENTAÇÃO DO CORAL DA ESCOLA


MOMENTO DA INAUGURAÇÃO OFICIAL

MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO 

A DIRETORA AGRADECENDO A PRESENÇA DE TODOS E RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO ESCOLAR

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CURSOS TÉCNICOS PARTICIPAM DA MEP 2012


CEC participa da 9ª MEP Regional em Santo Ângelo


Nos dias 07, 08 e 09 de agosto, na cidade de Santo Ângelo, ocorreu a 9ª MEP - Mostra das Escolas de Educação Profissional, onde o Colégio Estadual Catuípe esteve representado com a apresentação de três projetos de pesquisa:






“Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Secretariado Diurno e 3º ano do Ensino Médio, apresentado pelas alunas Mariele Droppa, Marla Kochenborger e Suzana Klein da Silva, sob a orientação da professora Cássia Anéas.




“Vendas em datas comemorativas e especiais”, de autoria dos alunos dos Cursos Técnico em Contabilidade e Secretariado Noturno, apresentado pelas alunas Cleusa Zambon e Fabiana Portes, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.






“Efeitos da estiagem na cultura da soja do município de Catuípe”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Contabilidade Diurno, apresentado pelas alunas Juliana Felipi, Laís Zaluski e Valdete Daronco, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.



Eventos desta natureza, contribuem para o aprendizado de todos os envolvidos, principalmente aos expositores, que têm a oportunidade de desenvolver a expressão oral, o espírito de equipe, postura, desinibição,  socialização além de aprimorar seus conhecimentos.
No primeiro dia da Mostra, os alunos dos Cursos Técnicos estiveram visitando os trabalhos, acompanhados pelo professor Clóvis Libardoni e professoras da equipe diretiva Rosane Andretta, Eva Ferrazza e Lizandra Daltrozo.
O Projeto “Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro” recebeu Destaque no Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança.
Agradecemos a todos que colaboraram com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos: direção, professores, alunos, comunidade em geral, entidades e empresas que contribuíram para sucesso dos mesmos.

CURSOS TÉCNICOS NA MEP 2012


CEC participa da 9ª MEP Regional em Santo Ângelo






Nos dias 07, 08 e 09 de agosto, na cidade de Santo Ângelo, ocorreu a 9ª MEP - Mostra das Escolas de Educação Profissional, onde o Colégio Estadual Catuípe esteve representado com a apresentação de três projetos de pesquisa:
“Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Secretariado Diurno e 3º ano do Ensino Médio, apresentado pelas alunas Mariele Droppa, Marla Kochenborger e Suzana Klein da Silva, sob a orientação da professora Cássia Anéas.
“Efeitos da estiagem na cultura da soja do município de Catuípe”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Contabilidade Diurno, apresentado pelas alunas Juliana Felipi, Laís Zaluski e Valdete Daronco, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.
“Vendas em datas comemorativas e especiais”, de autoria dos alunos dos Cursos Técnico em Contabilidade e Secretariado Noturno, apresentado pelas alunas Cleusa Zambon e Fabiana Portes, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.
Eventos desta natureza, contribuem para o aprendizado de todos os envolvidos, principalmente aos expositores, que têm a oportunidade de desenvolver a expressão oral, o espírito de equipe, postura, desinibição,  socialização além de aprimorar seus conhecimentos.
No primeiro dia da Mostra, os alunos dos Cursos Técnicos estiveram visitando os trabalhos, acompanhados pelo professor Clóvis Libardoni e professoras da equipe diretiva Rosane Andretta, Eva Ferrazza e Lizandra Daltrozo.
O Projeto “Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro” recebeu Destaque no Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança.
Agradecemos a todos que colaboraram com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos: direção, professores, alunos, comunidade em geral, entidades e empresas que contribuíram para sucesso dos mesmos.