quarta-feira, 24 de abril de 2013

COLÉGIO ESTADUAL CATUÍPE COMPLETA 11 ANOS


O Colégio Estadual Catuípe completa 11 anos de existência, proporcionando a toda comunidade escolar momentos de construção de conhecimentos, integração, lazer e convívio.

Parabéns a todos que fazem parte dessa história!!!

Programação da Semana da Escola
De 22 a 26 de abril

Dia 22/04 – Segunda-feira
Abertura da Semana da Escola com Hino e entrega do presente à Escola.

Dia 23/04 – Terça-feira
Jogos o dia todo (Xadrez, Uno, Ping-pong, Vôlei e Futsal), almoço na escola, brinquedos infláveis, pintura no rosto, personagens, animação, rádio escolar, algodão doce.

Dia 24/04 – Quarta-feira
Turno da Tarde: Atividades Culturais com Professores e Funcionários.

Dia 25/04 – Quinta-feira
Turno da Noite: Noite cultural com a participação das turmas ( diurno e noturno) e das famílias. Jantar de Confraternização.

Dia 26/04 – Sexta-feira
Recreio festivo e entrega da premiação às turmas vencedoras das atividades realizadas durante a semana.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

MÉXICO NO CEC


        Com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos culturais, estiveram na escola a convite da professora Juliane (Espanhol) e da professora Vanessa (Geografia), as professoras Maria Elena Marchesan e Neiva Dalsochio, que com muito conhecimento e entusiasmo, proporcionaram um momento turístico e cultural para as turmas 131 e 132 do Ensino Médio.  Através de um bate papo informal, com fotos, vídeos e objetos culturais trazidos dos locais visitados, nos apresentaram informações sobre a viagem que realizaram para o México, Cidade do México, Puebla, Oaxaca, San Cristobal de Las Casas, Palenque, Campeche, Mérida, Cancún, tendo como objetivo visitar os sítios arqueológicos das civilizações Maias e Astecas e demais pontos turísticos. Foi um momento agradável, de valorização cultural e também de visualizações de paisagens naturais. Obrigada Profes!


           

             

O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



        A partir do Projeto Pedagógico da Escola: Espaço, Vida, Sustentabilidade, inúmeras ideias surgiram para desenvolver no aluno reflexões sobre este tema. No último dia 25 de março, esteve palestrando com os alunos do Ensino Médio, Yuri Lucian Pilissão, estudante da Universidade federal de Santa Maria, curso Engenharia Ambiental. Na oportunidade, importantes assuntos foram abordados como: Rio+20/4ª conferência, Agenda 21, Protocolo de Kyoto e compromissos discutidos em conferências tendo como tema Meio Ambiente.
        Yuri nos apresentou a importância destas conferências e a necessidade de documentos onde todos os participantes assumem compromissos em prol da sobrevivência da natureza, do caminho para um planeta mais sustentável. Estes compromissos apresentam prazos estabelecidos, metas assumidas que devem ser cumpridas. Salientou a importância de refletirmos sobre o tema em estudo, o compromisso que todos temos em proteger o planeta em que vivemos. Afinal qual o futuro que nós queremos? “O futuro a gente faz agora”, salienta. Encerrou sua palestra com a seguinte reflexão: “Atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades”. “Esta é uma das definições mais abrangentes de sustentabilidade”.  Agradecemos por esse significativo momento de estudo e reflexão!


O futuro está em nossas mãos?
Nos dias atuais estamos muito envolvidos em temas que abrangem a sustentabilidade, o meio ambiente e a água. Somos chamados a participar e conhecer soluções para continuarmos vivendo em um mundo desenvolvido tanto econômica quanto tecnologicamente de forma consciente e sem agredir o meio ambiente.
No ano de 2012, nos dias 20, 21 e 22 de junho, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro uma conferência mundial que trataria sobre o futuro do planeta nos próximos 20 anos. Nesta, se encontraram várias autoridades de 190 países, como presidentes, chefes de estado, ONG’s e grupos muito conhecidos que lutam contra o desmatamento e extinção de animais como o Greenpeace.
Avaliando a Conferência Rio+20 e as medidas que foram tomadas, temos uma conclusão de que, sem dúvida, a culpa é toda nossa. Desmatamos, poluímos, gastamos água, o que já era de nosso conhecimento. Mas, como fazer o mundo ser sustentável se nós não agimos de forma sustentável?
Ser sustentável é ter respeito pela nossa e pela vida dos outros. É desejar o bem a tudo, ser gentil, colaborar. Ter amigos, viver perto da família e das pessoas que amamos. Ser sustentável é viver bem com nós mesmos, acima de tudo. É também fechar a torneira e o chuveiro, é cuidar de nossa saúde. É doar um pouco si e do que se tem aquém não tem nada. Ser sustentável é ser FUTURO.
O que nós podemos fazer pelo mundo além do que já fazemos? Não somos e nunca seremos donos dele, e não temos suporte financeiro para tirar pessoas da pobreza e da necessidade. Por isso, essas 190 pessoas que são  autoridades do mundo foram convocadas a fazer esses trabalhos em seus países, ganhando e aderindo a ideias e formas de crescer economicamente  com sustentabilidade.
Enfim, sim, o futuro está em nossas mãos. Está nas mãos de quem se preocupa com ele, e nas de quem não se preocupa também. O futuro está nas mãos dos que sonham e nas mãos dos que realizam, dos que gastam e dos que reciclam. O mundo não é de ninguém, mas é de todos.
Aluna: Luciana Dalsochio – T. 113
Profª. : Fernanda Elena dos Santos





DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL



Dia 21 de março é o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Em alusão a essa data, a área das Ciências Humanas realizou uma atividade com o intuito de contribuir com a política social brasileira na busca da redução das desigualdades sociais do país, através da valorização da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como, dos direitos humanos.
Na semana do dia 18 ao dia 22 de março foi exibido aos  alunos das séries finais do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio diurno e noturno o filme: “ Homens de Honra”, cuja temática abordada é a discriminação racial. Após terem assistido o filme os alunos fizeram uma análise do mesmo, procurando relacionar a sua temática com o que enfrentamos na sociedade, enfatizando a importância do combate a discriminação para construirmos uma sociedade com sustentabilidade social, ou seja, uma sociedade onde se promova a pessoa humana.

Opiniões:

“ Estamos em pleno século XXI  e ainda existe racismo, isto tem que acabar, pois os negros são pessoas iguais a nós, brancos. Vamos acabar com o racismo, racismo é crime e deve ser combatido”.
Gilberto Pannebecher Júnior – T.112
Profª. Mônica Marasca Patat

“ Mesmo sendo crime, a discriminação racial ainda é muito comum, não só no Brasil, mas no mundo todo. Muitas pessoas ainda não conseguem uma vaga em certos empregos por serem negros. Na minha opinião o ser humano precisa evoluir muito mentalmente e largar dessa ideia de  que quem é branco é melhor que os outros e que quem é negro não presta, não serve. Precisamos viver em uma sociedade igualitária, solidária e que tenha compaixão. Uma sociedade que seja humana”.
Liana Folharim – T.113
Profª. Mônica Marasca Patat

“ A minha opinião sobre o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é que ninguém pode ter preconceito porque a pessoa pode ser de outra cor, gordo, magro, alto, baixo, mas na verdade somos totalmente iguais por dentro”.
Bruna D. Fonseca – 7ª série
Profª. Luzia P. de Souza

“ Ainda persiste o preconceito contra os negros, em menos proporções, pois  há leis que condenam o racismo. Mas ainda é necessário muitas mudanças para que as pessoas percebam que somos todos iguais, temos os mesmos direitos e deveres, não importando a cor da pele”.
Júlia Minetto – T.122
Profª. Luzia P. de Souza

“ Acho que hoje em dia há preconceito, não apenas racial. O certo é aceitarmos as pessoas como elas são, ninguém é igual, não é por ter cor, religião, opção sexual diferente que ele será menos  ou mais que os  que os demais”.
Ana Caroline Arnt
Profª. Luzia P. de Souza