quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A QUÍMICA E O PETRÓLEO



A necessidade de geração de energia para mover o mundo estimula as pesquisas em torno da exploração de novas áreas, que possam conter petróleo. Percebendo que a economia, a política e a sociedade mundial dependem direta ou indiretamente do petróleo e seus derivados, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, dentro do contexto da Química Orgânica e suas aplicações no cotidiano, produziram textos sobre esse tema tão atual e importante. Abaixo seguem dois dos textos produzidos nas aulas de Química. Professora Marivane Anéas



Fonte de riqueza

O petróleo é o composto natural do qual mais depende a sociedade atual. Formado há milhões de anos por restos de animais e vegetais que foram cobertos por sedimentos, as matérias-primas formadas a partir do petróleo são largamente utilizadas nas indústrias.
Existem jazidas de petróleo em todos os continentes, sendo que as mais expressivas estão localizadas no Oriente Médio. No Brasil atualmente, é explorado o pré-sal, que promoveu nosso país de subdesenvolvido a uma potência em elevação. Porém, o petróleo é um dos grandes responsáveis pela poluição do planeta. Quando utilizado como combustível libera para a atmosfera uma grande quantidade de CO2, CO e C, este, responsável pela fuligem, que em altas concentrações pode causar problemas respiratórios, principalmente nas grandes cidades. Além disso, há outros poluentes que são liberados desde a retirada do petróleo do subsolo até seu processo final de refinamento, temos como, por exemplo, o gás metano, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
O petróleo é uma grande comodidade na vida das pessoas, pois a partir dele as petroquímicas formam os produtos indispensáveis em nossa vida.
A importância do petróleo é indispensável, pois dele obtém-se as matérias-primas de praticamente tudo que utilizamos, desde roupas, combustíveis, gás natural, piche utilizado em asfaltos, plásticos utilizados como embalagens de produtos, entre outros.
A exploração do petróleo também gera empregos, tanto na sua retirada do subsolo, até seu refinamento e derivação nas indústrias petroquímicas.
É preciso ter em mente que o petróleo é uma fonte não renovável de energia, por isso a sociedade precisa encontrar maneiras de substituí-lo, por produtos que não irão se esgotar e poluir como o petróleo polui. Uma medida importante para tentar impedir que o petróleo se acabe tão rapidamente é a reciclagem de materiais formados a partir dele, como por exemplo o plástico.
Alunas: Débora e Gerusa - T. 131

O Grande “Tesouro Negro”

O petróleo é uma fonte de energia que move o mundo na atualidade. Com suas origens milenares, serve de matéria-prima para a fabricação de vários produtos. Porém, sendo uma fonte de energia não renovável, seu uso gera polêmica. Assim, repensar a utilização desse “óleo de pedra” é o primeiro passo para garantir um mundo em melhores condições.
O petróleo é uma combinação de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Formado em terrenos sedimentares, a muito tempo atrás, sua descoberta revolucionou o mundo. Através da sua destilação obtém-se moléculas menores que servem como matéria-prima para a fabricação de vários produtos: combustíveis, plásticos, polímeros, energia elétrica e medicamentos, inclusive. Estas frações são modificadas de acordo com sua necessidade e finalidade.
Mesmo existindo em abundância, o petróleo é uma fonte de energia não renovável, o que gera preocupação. Seu esgotamento geraria uma “pani” na economia. Então, podemos considerar o uso de fontes de energia renováveis uma necessidade antiga. Além do mais, as frações do petróleo usadas na fabricação de combustíveis contém enxofre, que promove a liberação de gases poluentes. Esse “indivíduo” prejudica o rendimento dos automóveis e provoca a chuva-ácida.
Considerando os prós e contras, a disputa pelo “tesouro negro” continua intensa, analisando o fato de que quanto mais barris de petróleo uma nação possuir mais rica será. O petróleo é sinônimo de guerra. Os “cultos”, tolos que são capazes de matar nações inteiras, ecossistemas, para obter petróleo esquecem-se de que um dia ele acabará e que levarão outros milhões de anos para que se forme outra vez.
Portanto, buscar fontes de energias alternativas é sim uma emergência. O consumo de petróleo transformou o planeta numa bomba-relógio. Criar projetos políticos que visem a diminuição no uso de petróleo é de suma importância para que continuemos a existir sobre a face da Terra.
Alunas: Milena G. e Luana - T.132

Nenhum comentário:

Postar um comentário