sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Formatura do CEC



       Na sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012, reuniram-se nas dependências do CTG Tropeiros do Rio Branco de Catuípe a direção, professores, funcionários, alunos, pais e amigos do Colégio Estadual Catuípe para ato solene de formatura. Na ocasião, formaram-se os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, 3ª séries do Ensino Médio (diurno e noturno) e os cursos técnicos em Secretariado e Contabilidade (diurno e noturno). Parabéns aos formandos pela colação de grau e o excelente êxito nos vestibulares.  Muito sucesso a todos. 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Posse dos Diretores e Vice-diretores da rede pública estadual de ensino do RS

       No dia 11 de dezembro de 2012, reuniram-se na FIERGS, todos os diretores do RS que representados por coordenadoria receberam diplomação das mãos do secretário estadual de educação do RS José Clóvis de Azevedo. Também participaram do ato solene organizado pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação, onde a coordenadora Rosmari  Marodin Gobo, juntamente com o secretário estadual de educação fizeram a diplomação individual dos diretores e vice-diretores desta coordenadoria no dia 17 de dezembro de 2012, no salão de atos da UNIJUÍ. Pelo CEC receberam o diploma a diretora Lizandra Schiavo Daltrozo e as vice-diretoras Rosane Benetti Andretta, Eliani Camargo e Eva Maria Ferrazza.






sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Eleições 2012

          A nova direção eleita no último dia 22 de novembro agradece aos pais, alunos, funcionários e professores que mais uma vez depositaram a confiança e apoio no trabalho que desenvolvemos.
          A nova direção ficou assim constituida:
Diretora: Lizandra Schiavo Daltrozo
Vice Diretoras: Rosane Benetti Andretta, Eva Maria Ferrazza e Eliani Camargo

          Obrigada a Todos !

terça-feira, 13 de novembro de 2012

TURMAS 131 E 132 PRODUZEM TEXTOS INFORMATIVOS


Química voltada para o meio ambiente, energias e sustentabilidade.

Os alunos das turmas 131 e 132 - Ensino Médio, elaboraram textos a partir dos estudos realizados nas aulas de Química, ministradas pela professora Marivane Anéas, com foco nas questões ambientais, recursos energéticos (renováveis e não renováveis) e sustentabilidade.  

Texto 1:
Fontes renováveis e não renováveis
A energia está presente no nosso dia a dia em praticamente tudo que fazemos. Ela se encontra no sol, na água, no vento, no mar e até mesmo na decomposição de matérias orgânicas. Suas fontes podem ser renováveis e não renováveis.
A energia renovável é aquela retirada das fontes capazes de se regenerar por meios naturais, ou seja, são consideradas inesgotáveis. Também conhecida por energia limpa, pois não libera resíduos poluentes na sua produção. Um exemplo de energia renovável é a energia proveniente das hidroelétricas, que é obtida através do curso da água. Esse processo ocorre na Usina de Itaipu, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Itaipu é, hoje, uma das maiores usinas geradoras de energia elétrica do mundo.
Já a energia não renovável, é aquela que se encontra na natureza e que quando os recursos são utilizados não podem ser repostos pelos humanos e nem pela própria natureza instantaneamente. Os combustíveis fósseis e os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de se renovar é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. Um bom exemplo é o petróleo, constituído de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos. É um líquido que após ter sido refinado gera frações que são utilizadas  como combustíveis para os principais meios de transportes, sendo uma das fontes de poluição da atmosfera.
Estudando sobre estes assuntos, percebemos o quão importante é utilizarmos as energias renováveis que provocam um impacto ambiental muito menor. É reeducando nossos costumes e substituindo as energias não renováveis pelas renováveis que contribuiremos para a preservação do meio ambiente.
Grupo: Leilane, Sabrina, Leonardo R., Stefani e Nadine. T.132



Texto 2:
Efeito Estufa e Aquecimento Global
Todos os anos, líderes de diversos países reúnem-se para discutir uma questão importante: Efeito Estufa e Aquecimento Global. Fenômenos estes que estão se agravando a cada ano e, o pior de tudo, é saber que os  principais culpados deste  problema são os humanos.
O aquecimento global é um superaquecimento do planeta devido à emissão exagerada de gases como gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), Dióxido de Enxofre (SO2). Quando os raios de sol chegam ao planeta uma parte da energia é absorvida pela terra e outra parte é refletida para que se dissipe, mas isso não acontece por causa da camada espessa desses gases presentes na atmosfera que retém esta radiação fazendo com que essa energia permaneça na atmosfera, aquecendo o planeta.
Contudo, se as medidas necessárias forem tomadas, não há necessidade de entrarmos em pânico, porém, estas medidas devem começar imediatamente. Indústrias poluidoras deveriam pesquisar novas fontes e meios para a produção de seus produtos sem que haja uma agressão tão forte a nossa atmosfera. Empresas deveriam investir em biocombustíveis como uma nova forma de abastecimento de suas frotas, substituindo desta forma a gasolina e o diesel que tanto poluem o ambiente.
No entanto, este processo pode ser revertido ou pelo menos amenizado com a redução da emissão de gases poluentes dos carros e das fábricas adotando ideias sustentáveis como carros elétricos e uso de fontes de energia renováveis.
Grupo: Vera, Murilo, Maria Tayná, Letícia, Leonardo C. e Vitor  -  T.132




Texto 3:
Efeito Estufa e Aquecimento Global: uma grande discussão

Muitos acham que o efeito estufa e o aquecimento global são coisas muito parecidas. Porém estão muito enganados, um é processo natural, outro não deveria acontecer, por isso hoje se discute muito  em vários países, fazendo grandes conferências.
O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida no planeta, pois o mantém aquecido, uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre e o resto é absorvida por alguns gases da atmosfera, assim não deixando o calor retido ser liberado para o espaço. Porém este pode ser um precursor do aquecimento global, devido a quantidade excessiva de gases estufa na atmosfera. Ou seja, parte da radiação fica retida pelos gases consequentemente aumentando a temperatura da Terra.
O aquecimento global é um fenômeno que ocorre devido a este aumento de temperatura da superfície terrestre. Há quem ache que o culpado é o homem e outros acham  que são efeitos naturais. As consequências do aquecimento global são muito preocupantes e podem ocorrer a curto, médio e longo prazo como por exemplo: inundações, tempestades, derretimento das placas de gelo dos polos da Antártida, desequilíbrio dos ecossistemas... porém não é de hoje que medidas estão sendo tomadas para amenizar esta situação.
Para fazer com que os países assumissem o compromisso de reduzir a emissão dos gases estufa, algumas medidas já foram tomadas, mesmo de forma lenta, com a criação do Protocolo de Kyoto onde muitos países participam, pois é um tratado internacional com o objetivo de reduzir os gases que intensificam o efeito estufa e o aquecimento global estabelecendo metas e criar formas para que tragam menos impactos ao meio ambiente.
André Nunes – T.131




Texto 4:
A utilização de energias renováveis como atividade sustentável

As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: energias renováveis como o vento, as marés e biomassa não renováveis como o petróleo, o carvão e o gás natural.
Entende-se por energia renovável aquela cujas fontes são naturais e reabastecidas, isto é, infinitas. Esse tipo  de energia se opõe ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade que é presente e futura, quanto pelo seu menor impacto ambiental causado.
As fontes de energia não renováveis são as que mais utilizamos, desde quando abastecemos nosso carro até o carvão utilizado para assar alimentos. Não podem ser reabastecidas e são altamente poluidoras do ambiente. No mundo, a busca por essas matérias-primas energéticas estão cada vez disputadas, pois energias como o petróleo e o carvão não se encontram de maneira uniforme em toda a superfície terrestre, sendo assim, lugares onde se encontram minas são altamente vigiadas e valorizados.
Pensando em energias sustentáveis, em nosso estado temos um bom exemplo disso. Em Osório, há um parque eólico que representa 50% da energia eólica produzida em nosso país. Criado em 2006, o parque pode gerar energia para abastecer uma população de até 650.000 pessoas. Pensar na utilização de recursos naturalmente sustentáveis é uma tarefa que pode e deve ser incentivada, sempre pensando na redução da poluição e na conservação de florestas a fim de garantir a qualidade de vida tanto para a geração atual quanto para as futuras.
Bernardo Schiavo Daltrozo - T. 131




Texto 5:
Efeito Estufa e Aquecimento Global
Acompanhamos todos os dias, por meio da mídia, mudanças climáticas que estão ocorrendo com mais frequência. Antigamente haviam alterações no clima mas não com efeitos tão bruscos.
O efeito estufa é um processo natural, mas também contribui para o aquecimento global, pois a quantidade de gases na Terra é muito grande.
Pesquisadores acreditam que o aquecimento global está ocorrendo por causa da emissão de gases poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis como a gasolina e o óleo diesel que liberam como principal produto o gás carbônico, CO2. Este e outros gases formam uma camada um tanto espessa que dificulta a dispersão de calor, aumentado a temperatura média do planeta Terra.
As atividades humanas contribuem muito para o aquecimento global. Dentre elas podemos citar as principais: a queima de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão e gás natural (fontes de energia), o desmatamento e as queimadas.
O aquecimento global traz consequências como o derretimento do gelo das calotas polares (ocasionando um aumento no nível dos oceanos), surgimento de desertos, furacões, tufões e ciclones, desequilíbrio de ecossistemas, dentre outros prejuízos.
Medidas devem ser tomadas, pois não é de uma hora para outra que se pode mudar o mundo. Uma delas já foi tomada, o Protocolo de Kyoto que é um tratado em que alguns países assinaram com o compromisso de reduzir a emissão de gases estufa e a obtenção de créditos de carbono. Outras medidas que podemos adotar é regularmos os automóveis para evitar queima desnecessária de combustíveis, utilizar transporte coletivo e bicicletas. É importante que cada cidadão faça sua parte e contribua para que ocorra uma diminuição dos gases causam o aquecimento global.
Luana Dervanoski  - T. 131




3º ANO EM VIAGEM DE ESTUDOS


Alunos do 3º ano do CEC visitam a CAMERA – IJUÍ

Na sexta-feira, dia 26/10/12, os terceiros anos do Ensino Médio diurno, acompanhados pelas professoras Cássia Anéas (Biologia) e Marivane Anéas (Química) e pela funcionária e mãe Leila Almeida, realizaram uma visita às modernas instalações da Usina de Biodiesel e Porto Seco da CAMERA no município de Ijuí. O objetivo da visita foi de reconhecer na prática os procedimentos utilizados para a fabricação do Biodiesel, já que este é um dos temas que nortearam o processo de ensino aprendizagem das referidas disciplinas durante o 3º trimestre, bem como, observar a estrutura e o funcionamento de uma usina que fabrica, além desse biocombustível, a glicerina, muito usada na indústria farmacêutica.
A visita teve início com um vídeo que mostrava um histórico da empresa, as diversas atividades no ramo de armazenamento de grãos e produção de alimentos, assim como a fabricação do Biodiesel. Logo após, o responsável pelo controle de qualidade das amostras de Biodiesel explicou todo o processo da fabricação do mesmo, sua aplicabilidade e deixou claro que toda a produção de Biodiesel é destinada à PETROBRAS, onde é adicionado ao diesel comum. Para finalizar, circulou-se pelo espaço externo da indústria onde observou-se os armazéns de acondicionamento de grãos, carga e descarga (tanto por meio de caminhões quanto pela via férrea), local onde ficam estocados os fertilizantes e agrotóxicos e a usina de Biodiesel com todos os equipamentos, tanques e tubulações devidamente identificados. É importante ressaltar que a produção média de Biodiesel feita pela CAMERA gira em torno de 650m3 por dia.
O Biodiesel é uma das fontes alternativas de energia que contribui para o desenvolvimento sustentável, pois tanto a produção quanto o uso emitem menores quantidades de substâncias poluentes ao meio ambiente.  














domingo, 11 de novembro de 2012

MOSTRA PEDAGÓGICA 2012

Veja as atrações e trabalhos realizados pelos alunos durante o ano letivo de 2012
A química na nossa vida
Reaproveitamento do jornal para produção de porta-retratos


À tarde, os alunos fizeram a festa com os brinquedos infláveis.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

SEMANA FARROUPILHA

Na semana em que se comemora a Revolução Farroupilha, em almoço festivo, a escola recebeu a visita  do CTG TROPEIROS DO RIO BRANCO, que encantou a todos com apresentações de suas invernadas artísticas. Veja as fotos

terça-feira, 25 de setembro de 2012

SETEMBRO-MÊS DE HOMENAGENS À PÁTRIA

PÁTRIA AMADA BRASIL           

Refletindo sobre O SETE DE SETEMBRO, os alunos das turmas 122 e 123, na disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Sandra Bonfada, deram início às discussões interpretando o Hino Nocional Brasileiro, pesquisando sobre o vocabulário repleto de adjetivos positivos que engrandecem e elogiam o Brasil da época da independência. 
A seguir, foi proposto a produção de um texto comparativo entre o Brasil da época de sua independência X o Brasil atual. 
Confira uma das produções



PÁTRIA NEM TANTO AMADA, BRASIL!

Nos dias de hoje, as margens das nossas águas já não são tão plácidas, correm grande risco de estarem acabando devido ao lixo acumulado. O povo heroico que lutava pelos seus ideais, pela sua terra adorada, hoje se aquieta perante as constantes denúncias de corrupção e desvios de dinheiro público. E o brado retumbante é outro, é por melhores condições de vida e desenvolvimento.
O sol da liberdade que brilhava no céu da Pátria na época da independência, hoje aquece mais por causa da camada de ozônio. E, nos grandes centros como São Paulo, apresenta-se encoberto por nuvens de fumaça liberadas pelas indústrias em imensas quantidades.
Hoje são poucos os que colocam a própria vida em penhor pela defesa da Pátria. E os braços fortes e unidos  para conquistar algo naquela época, perderam a força. O sonho mudou, mas continua intenso. O amor pela Pátria e a esperança de um futuro melhor ainda existem.
A natureza ainda é grandiosa, por mais que a exploração ilegal de madeira e animais esteja crescendo anualmente e uma parcela da população não se importe com isso. O país continua belo, está mais forte no ponto de vista econômico, só a imagem de impávido colosso é que não existe mais. 
O povo brasileiro  ainda ama sua Pátria, por mais que existam hoje milhares de brasileiros pelo mundo, os quais deixaram a terra adorada em busca de melhores condições de vida em outros países.
Já não somos vistos como “Florão da América”, já se apagou a chama do “Novo Mundo”. Sim, nossos risonhos, lindos campos têm mais flores. A paz no futuro ainda estamos esperando e a glória do passado já é pouco lembrada. O povo ainda aclama por justiça, mas os brasileiros fogem da luta. E, por mais que existam tantas coisas ruins no nosso país ainda assim: “Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”

Guilherme Freitag – Aluno da turma 122 do Colégio Estadual Catuípe
Texto produzido na disciplina de Língua Portuguesa

terça-feira, 11 de setembro de 2012

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012


 Este artigo de opinião foi o vencedor da etapa municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa do ensino médio, do Colégio Estadual Catuípe.


                      Não se calem diante do murmúrio das águas.

             O nome originário de Catuípe descende da linguagem indígena,  que significa “águas claras”, e não é por acaso que possui várias riquezas naturais, entre elas a água mineral. Apesar de não ser uma cidade muito grande, em décadas passadas enquadrava-se na lista dos municípios que eram denominados Estâncias Hidrominerais, onde toda a população dispõe de água mineral encanada para o consumo. Todavia, a forma com que tratamos nossa água mineral, infelizmente põe em risco a saúde de todos que dela necessitam  para viver.
 Sabemos que a água é um bem cada vez mais escasso em nosso planeta, são cerca de 1,1 bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso a água e milhares dessas pessoas morrem todos os anos pela falta dela, no Oriente Médio, por exemplo, já são muitos os países que disputam a água para abastecer a população. Uma realidade que o nordeste de nosso país também já conhece. Um dos grandes problemas é que nos lugares onde existe grande disponibilidade de água, como em nossa cidade, é erroneamente mantida a ideia de que a água é um bem que nunca faltará, levando as pessoas a consumir desenfreadamente e de forma irracional. Descuidando inclusive, das nascentes e mananciais.
 Já foi comprovado que o corpo humano é basicamente formado por água, sendo assim, ela possui um papel fundamental na vida de qualquer pessoa, pois são vários os benefícios que a água traz para o corpo, como ajudar no transporte de nutrientes pelo organismo,  nos processos de digestão e excreção,  ajuda a regular a temperatura corporal, entre outros. A água é importante não só para o homem, mas para todas as outras espécies de seres vivos que habitam o planeta, ou seja, para a vida.
            São tantos os problemas causados pela falta de água no mundo todo, que se pode afirmar que somos privilegiados por possuir várias fontes de água mineral, e pelo privilégio que todos que aqui vivem têm de usufruir esse bem tão precioso. Mas essa liberdade em relação ao consumo de água não deve ser um fator que leve as pessoas ao desperdício, e nem que influencie a poluição dos rios e das fontes de água. Nas últimas décadas percebe-se que os rios e fontes de água de nossa cidade,  já estão começando a sofrer com a irresponsabilidade da população, atitudes como jogar o esgoto diretamente no rio e o lixão a céu aberto, próximo às nascentes são algumas  das muitas ações irresponsáveis que prejudicam a qualidade de nossa água.
Portanto,  somos uma população abençoada por uma natureza exuberante, cascatas, nascentes de águas puras e cristalinas ainda existem,seu murmúrio é ouvido por poucos, e por elas é que faço um alerta e um pedido a todos que aqui vivem, cuidem, respeitem, não desperdicem, e principalmente não poluam o patrimônio natural que ainda temos.   As futuras gerações dependem disto para viver.

ALUNA: BRUNA KAPP 
PROFESSOR ORIENTADOR: TÂNIA CONRAD



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

RÁDIO CEC COMEMORA SUA INAUGURAÇÃO E O DIA DO ESTUDANTE



No dia 13 de agosto o CEC esteve em festa, foi inaugurada oficialmente a RÁDIO CEC: UMA IDEIA QUE TOCA. Este projeto foi coordenado pelo curso de comunicação social da UNIJUÍ, com o apoio da 36ª Coordenadoria  Regional de Educação, lembrando que a escola tem esta oficina Rádio Escolar, dentro do Programa Mais Educação. 
A Coordenadora da 36ª CRE – Rosemari Gobbo

A coordenadora do Mais Educação na 36ª CRE – Antônia Gobbo
A Secretária Municipal de Educação – Silvia Rejane Sfalcin
Representantes dos meios de comunicação falado e escrito
Presidente do COM – Graiele Argenta
Professores e colaboradores da Rádio CEC
No programa inaugural foi lembrado e homenageado os estudantes pela passagem do seu dia, comemorado em 11 de agosto. Outra atração foi a apresentação dos talentos da escola que nos alegraram com duas apresentações:
1ª Coral, coordenados pela professora Márcia;
2ª Canção do amigo de Rui Biriva, na voz da aluna Joyce Rusch, acompanhados nas duas apresentações pelo violão dos alunos oficineiros do Mais Educação,Leonardo Ceretta e André Nunes. No teclado o aluno Bernardo Daltrozo.
O programa foi encerrado com o convite a todos os presentes para participarem de um coquetel, servido no refeitório da escola.
Parabéns família CEC por mais essa conquista. 


    A responsável pelo Projeto Rádio na Escola – Vera Radatz  




                        

A COORDENADORA DA36ª CRE - ROSEMARI GOBBO, INAUGURANDO OFICIALMENTE A RÁDIO
ALUNOS ENVOLVIDOS NA OFICINA RÁDIO ESCOLAR 
APRESENTAÇÃO DO CORAL DA ESCOLA


MOMENTO DA INAUGURAÇÃO OFICIAL

MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO 

A DIRETORA AGRADECENDO A PRESENÇA DE TODOS E RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA RÁDIO ESCOLAR

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CURSOS TÉCNICOS PARTICIPAM DA MEP 2012


CEC participa da 9ª MEP Regional em Santo Ângelo


Nos dias 07, 08 e 09 de agosto, na cidade de Santo Ângelo, ocorreu a 9ª MEP - Mostra das Escolas de Educação Profissional, onde o Colégio Estadual Catuípe esteve representado com a apresentação de três projetos de pesquisa:






“Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Secretariado Diurno e 3º ano do Ensino Médio, apresentado pelas alunas Mariele Droppa, Marla Kochenborger e Suzana Klein da Silva, sob a orientação da professora Cássia Anéas.




“Vendas em datas comemorativas e especiais”, de autoria dos alunos dos Cursos Técnico em Contabilidade e Secretariado Noturno, apresentado pelas alunas Cleusa Zambon e Fabiana Portes, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.






“Efeitos da estiagem na cultura da soja do município de Catuípe”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Contabilidade Diurno, apresentado pelas alunas Juliana Felipi, Laís Zaluski e Valdete Daronco, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.



Eventos desta natureza, contribuem para o aprendizado de todos os envolvidos, principalmente aos expositores, que têm a oportunidade de desenvolver a expressão oral, o espírito de equipe, postura, desinibição,  socialização além de aprimorar seus conhecimentos.
No primeiro dia da Mostra, os alunos dos Cursos Técnicos estiveram visitando os trabalhos, acompanhados pelo professor Clóvis Libardoni e professoras da equipe diretiva Rosane Andretta, Eva Ferrazza e Lizandra Daltrozo.
O Projeto “Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro” recebeu Destaque no Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança.
Agradecemos a todos que colaboraram com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos: direção, professores, alunos, comunidade em geral, entidades e empresas que contribuíram para sucesso dos mesmos.

CURSOS TÉCNICOS NA MEP 2012


CEC participa da 9ª MEP Regional em Santo Ângelo






Nos dias 07, 08 e 09 de agosto, na cidade de Santo Ângelo, ocorreu a 9ª MEP - Mostra das Escolas de Educação Profissional, onde o Colégio Estadual Catuípe esteve representado com a apresentação de três projetos de pesquisa:
“Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Secretariado Diurno e 3º ano do Ensino Médio, apresentado pelas alunas Mariele Droppa, Marla Kochenborger e Suzana Klein da Silva, sob a orientação da professora Cássia Anéas.
“Efeitos da estiagem na cultura da soja do município de Catuípe”, de autoria dos alunos do Curso Técnico em Contabilidade Diurno, apresentado pelas alunas Juliana Felipi, Laís Zaluski e Valdete Daronco, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.
“Vendas em datas comemorativas e especiais”, de autoria dos alunos dos Cursos Técnico em Contabilidade e Secretariado Noturno, apresentado pelas alunas Cleusa Zambon e Fabiana Portes, sob a orientação da professora Laura Bonatto Marasca.
Eventos desta natureza, contribuem para o aprendizado de todos os envolvidos, principalmente aos expositores, que têm a oportunidade de desenvolver a expressão oral, o espírito de equipe, postura, desinibição,  socialização além de aprimorar seus conhecimentos.
No primeiro dia da Mostra, os alunos dos Cursos Técnicos estiveram visitando os trabalhos, acompanhados pelo professor Clóvis Libardoni e professoras da equipe diretiva Rosane Andretta, Eva Ferrazza e Lizandra Daltrozo.
O Projeto “Reaproveitamento do óleo comestível para a fabricação de sabão caseiro” recebeu Destaque no Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança.
Agradecemos a todos que colaboraram com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos: direção, professores, alunos, comunidade em geral, entidades e empresas que contribuíram para sucesso dos mesmos.



terça-feira, 21 de agosto de 2012

SORTEIO DA RIFA 2012

Ocorreu o sorteio da rifa em prol da instalação da RÁDIO CEC.
Os contemplados foram:
1º PRÊMIO-UM APARELHO DE DVD: LETÍCIA GIACOMINI - nº 1690
2º PRÊMIO-CARRINHO COM CONTROLE REMOTO: ALEXANDRA FRANCO JARDIM - nº 840
3º PRÊMIO-UM RELÓGIO DE PULSO: ALBERTO FERRAZZA - nº 306

LITERATURA: FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS


Os alunos do 3º ano diurno, a partir do estudo sobre FERNANDO PESSOA, orientado pela professora Juliane, nas aulas de Literatura, criaram heterônimos e poesias  explorando sua criatividade.Considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, Fernando Pessoa que desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos, objeto da maior parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.
Confira os resultados do estudo realizado pelos alunos, a partir suas poesias e fotos dos heterônimos.

Poema de Vitor, Mateus e Anderson

            Vida, caminho e dúvida
No caminho da felicidade
Vou vivendo e vida
Relembrando a infância
Provando o doce sabor da vida.

Todo caminho tem um rumo
Assim é o certo
Mesmo sendo o mais longo
Sempre escolha o que é mais perto.

Na vida a gente ama e também é amado
Tudo que acontece tem uma explicação
Tudo ocorre na hora, mas fica no coração,
Na vida a gente morre, e às vezes
Sem explicação.


Poesia de André Nunes, Bruno Marasca e Bruno Braida

Dinheiro eu não quero
O jardim é muito mais belo
Mas se me oferecessem um veículo
Logo escolheria um Camaro amarelo.

Rios e mares poluídos
O mar então, nem se fala
E você está fazendo o que pra ajudar?
Fica sentado chupando bala.

Nossa fauna está em decadência
E o jovem usando brincos
Precisamos nos conscientizar
Por favor! SALVEM OS ORNITORRINCOS!

Nesse mundo capitalista
Onde só materialismo presta
Vivo minha humilde vida
Com o meio ambiente na testa.

Agora preste muita atenção
Questão ambiental é coisa séria
Não importa onde moramos
Seja no Brasil, China ou Nigéria.

A natureza pede socorro
Devemos todos cooperar
Vamos salvá-la com maturidade
Para a nossa vida melhorar.



Poema de Leonardo Ceretta,Luana Becker e Stefani Rodrigues
            Roupões
                   João e Maria Amaral
O roupão de João,
Não tirava-o em nenhuma ocasião.
Roupão este deixado
Por seu avô amado.

O roupão de Maria,
Era claro como a luz do dia.
Nem para dormir ela tirava
Pois era da avó que ela tanto amava.

Um era azul e o outro era rosa.
Maria ficava muito charmosa
Com seu roupão de seda brilhosa.
E João com seu roupão, sentia muita atração,
Quando via Maria, com o roupão que vestia.

Maria e João tinham algo em comum,
Não saíam de casa sem o roupão de cada um.
O que eles curtiam não era a aparência.
Apenas compartilhavam uma linda experiência.

terça-feira, 3 de julho de 2012

FESTA JUNINA 2012

A FESTA JUNINA deste ano foi comemorada com um recreio prolongado nos três turnos. Alunos e professores caracterizados divertiram-se com as atividades programadas.




Turma 122

 A Rádio da Escola "Uma ideia que toca" animou a festividade com uma seleção de músicas caipiras.





 Alunos das duas turmas da 3ª série do ensino médio animaram a programação com brincadeiras e a venda de BOMBOM RECADO.
  


Apresentação dos alunos da 3ª série do ensino médio.


Casal caipira melhor caracterizado do ensino médio foi da 3ª série .Escolha do casal caipira do ensino fundamental melhor caracterizado.