terça-feira, 22 de outubro de 2013

COLÉGIO ESTADUAL CATUÍPE PARTICIPA DO XXI FESTIVAL DE DANÇA

No Festival de Dança promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Salazar, neste ano de 2013, o Colégio Estadual Catuípe mostrou para o público o trabalho desenvolvido pelo grupo de dança da Escola, apresentando dois espetáculos: um de dança gaúcha e outro de dança de salão.
A primeira apresentação lembrou a importância de ressignificar a cultura tradicionalista gaúcha dentro do ambiente escolar, de modo que possa proporcionar aos alunos o conhecimento e as vivências desta cultura, não deixando morrer sua presença em meio a tantas mudanças e novidades da atualidade.
Na dança gaúcha, o grupo mostrou a indumentária do peão da vacaria que usava o chiripá primitivo, botas garrão-de-potro, à cintura as boleadeiras, camisa de algodão branco, na cabeça lenço, como touca, atado à nuca e o chapéu.
Na dança de salão, o grupo de dança mostrou o tango, o bolero e o forró. Ritmos que embalaram a apresentação desta noite em uma encenação que não deixou esquecer que a DANÇA É POESIA, CORPO, ALMA E CORAÇÃO.
A direção da escola agradece especialmente à professora Fabiana de Souza e aos alunos do grupo de dança pela dedicação e pelo lindo espetáculo que proporcionaram ao público presente no Festival. Estende o agradecimento a todos que colaboraram.







sexta-feira, 4 de outubro de 2013

3º ANOS DO CEC REALIZAM SIMULADO DE VESTIBULAR

      Uma das melhores formas de se preparar para provas de processos seletivos como vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem é fazer simulados. Neste sentido no dia 26/09 os alunos dos terceiros anos diurno do Ensino Médio, realizaram um Simulado de Vestibular, esta atividade teve como principal objetivo proporcionar aos alunos a experiência deste tão temida vivência que é o vestibular.               
  
     Inicialmente os alunos fizeram suas inscrições, quando receberam seu nº de inscrição. No dia da prova apresentaram-se com o documento de identidade e inscrição para poder participar do Simulado, tiveram o tempo de 4 horas para realizar a prova que continha 42 questões organizadas de acordo com as áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (1 a 14); Ciências Humanas e suas Tecnologias ( 15 ao 28), Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (29 a 42) e Redação. 

   A maioria dos alunos considerou a atividade muito interessante, justamente por proporcionar uma experiência bem significativa de algo que eles vão precisar ter muito atenção , calma, responsabilidade e estudar muito para realizar o Vestibular pra Valer no final do ano. 

     Desta atividade estamos divulgando o 4º lugar: Vanessa Amorim de Bairros, 3º lugar: Grasiela Ferrazza, 2º lugar: Guilherme Freitag e 1º lugar: Augusto Renan Cervo Pereira. 
Parabéns a todos.

COLÉGIO ESTADUAL CATUÍPE PARTICIPA DO DESFILE CÍVICO


   O Colégio Estadual Catuípe prima pela excelência da qualidade da educação e conta com uma diversidade grande de projetos e um quadro efetivo de profissionais qualificados e comprometidos. Atende atualmente cerca de 500 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. Essa diversidade de projetos foi mostrada no desfile cívico deste ano de 2013. 
     A Banda da escola deu o tom do desfile, sendo composta por 25 alunos do Ensino Fundamental e Médio, ensaiando semanalmente e realizando diversas apresentações na comunidade. Tem como instrutor Joceano DalRos. Conduzindo a banda, um grupo de alunas fizeram coreografias e representaram as cores da bandeira do Brasil, sob a coordenação da professora Fabiana de Souza.
     Este ano a banda contou com a participação de alunos do programa Mais Educação mostrando suas habilidades com instrumentos de sopro, tendo como instrutor Sr. Pedro Pereira Medina e a colaboração especial do instrumental de sopro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que abrilhantou a apresentação da escola.


































quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROFESSORES DO CEC PARTICIPARAM DO III SEMINÁRIO DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RS

        Os professores do CEC participaram do III Seminário das escolas de Tempo Integral do estado do RS no Colégio Estadual Ivo Buhler - CIEP, na cidade de Montenegro, nos dias 25 e 26 de setembro. Durante este evento, várias palestras aconteceram como, por exemplo, "Desafios da Educação no RS" ministrada pela profª Ms. Eulália Nascimento, "Conceitos e Pressupostos para uma educação em Tempo Integral" - Profª Ms. Rosa Mosna, "A Educação na perspectiva dos Direitos Humanos" - Profª Sofia Cavedon, dentre outras que serviram para enriquecer a bagagem pedagógica de todos os participantes. Além disso, várias oficinas foram oferecidas nas diferentes áreas da matriz curricular do Tempo Integral, momentos de relatos de experiências e também de confraternização. Encontros como esses são muito importante, pois permitem a troca de conhecimentos e experiências e isso, com certeza, resulta numa prática pedagógica mais contundente e voltada ao bem estar, aprendizagem e formação das nossas crianças.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DE SEMINÁRIO INTEGRADO

Os alunos do Ensino Médio Politécnico estão desenvolvendo ao longo do ano letivo pesquisas com temas variados e, na primeira quinzena de agosto aconteceu a explanação dos projetos de cada grupo nas diferentes séries. Parabéns aos alunos pela dedicação e envolvimento na execução dessa primeira parte do trabalho e continuem buscando e descobrindo novas ideias para rechear a pesquisa, construir novos conhecimentos e socializar no final do ano. Parabéns também, às professoras orientadoras do Seminário Integrado pela dedicação e competência.










DIA DO ESTUDANTE É COMEMORADO COM CAFÉ DA MANHÃ E GINCANA CULTURAL

A direção, professores e funcionários do CEC homenagearam os alunos do diurno com um delicioso café da manhã na terça-feira, dia 13 de agosto. Já os alunos do noturno comemoraram esta data com um saboroso lanche.
O Grêmio Estudantil deu continuidade à comemoração, promovendo uma Gincana Cultural com jogos e atividades criativas e diferenciadas. Parabéns aos componentes do Grêmio Estudantil pelo envolvimento, responsabilidade e criatividade.







DIAS DE FORMAÇÃO CEC


Todas as quartas-feiras à tarde os professores reúnem-se para estudar, planejar, discutir ideias e dificuldades, buscar soluções para as situações que se apresentam e que são pertinentes ao espaço escolar.

GRÊMIO ESTUDANTIL DO CEC É REATIVADO

A proposta partiu de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio – reativar o Grêmio Estudantil da escola.

Foram convidados alunos de outros anos/séries para organizar uma "chapa". Formou-se um grupo que foi eleito por aclamação pelos demais alunos da escola.

O grupo que responde pelo Grêmio Estudantil é constituído pelos alunos:

Presidente: Eduardo Mchelon.
Vice-presidente: Mickael Almiron.
Tesoureiros: Ygor Busatta, João Vitor Alegranzi.
Secretários: Gabriela Donatto, Iuri Somavilla.
Conselho Fiscal: Liana Folharin, Milena Zamberlam, Milena Somavila, Guilherme Freitag, Simone Zientarski, Thalia da Silva, Giovani Rodrigues, Kelvin Desengrini.
 Suplentes: Karen da Silva, Adonai da Silva, Eduardo Marques, Gerson Felden, Samira Paze, Carlos Eduardo Morais, Vitor Benetti, Hérculis Rakovski, Maicon Ferreira.



quarta-feira, 12 de junho de 2013

A MINHA ESCOLA É LINDA


" A minha escola é linda. Não podemos jogar lixo na minha escola, porque ela fica doente, com dor no coração, porque isso dói muito. A gente tem que respeitá-la, porque ela nos respeita. Vamos batalhar por um mundo legal, e para isso preciso vencer e salvar tudo que deixei para trás. Esqueci de tudo, mas não esqueci da minha escola CEC, o Colégio Estadual Catuípe". 

Daniela Ricco Barros - 2º ano 
Professora: Marluci Libardoni

CEC – CONSCIENTIZANDO HOJE PARA GARANTIR O AMANHÃ

   O tema principal do projeto do Colégio Estadual Catuípe neste ano é: ESPAÇO, VIDA E SUSTENTABILIDADE, e aproveitando a semana do Meio Ambiente, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Marluci Libardoni, realizaram  diversas atividades referentes ao assunto. Ouviram histórias, cantaram, assistiram filme, produziram frases, mas a mais significativa para as crianças foi à construção de brinquedos a partir de materiais que iriam para o lixo, fazendo o reaproveitamento dos mesmos. Desta forma lúdica e prazerosa, ficou mais fácil assimilar a ideia de proteção e conservação do nosso ambiente, e a diversão foi garantida.
   “É conscientizando a nova geração para ações de preservação do nosso ambiente, que conseguiremos garantir um futuro com mais qualidade de vida para todos os seres vivos”. Afirma a professora Marluci.


O VÍRUS DA TECNOLOGIA

O que nos trouxe a globalização? Informações, recursos financeiros, transnacionais, lixo, drogas, violência, crime organizado; mas sobretudo, tecnologia. Nas últimas décadas, o planeta foi invadido por seres que parecem vindos de outros cosmos. São milhões de celulares, notebooks, iphones e sabe-se lá mais o quê. Tudo movido pela internet.
Nos dias de hoje, tornou-se muito fácil fazer uma pesquisa, um trabalho escolar, obter uma informação ou conversar com qualquer pessoa de qualquer parte do mundo – basta abrir uma página na web.
O ser humano está se tornando tão dependente de uma máquina, que a máquina acaba se sobrepondo ao ser humano. Fomos atingidos por uma enxurrada de gírias e contrações de palavras dignas de serem decifradas por um aprendiz de Sherlock Holmes. As pessoas, sobretudo os jovens, estão ficando alienadas; são robôs programados para dizer “sim” ou “não”. Há incontáveis pessoas falando e escrevendo errado, enquanto pilhas de livros estão sendo postas de lado para acumularem pó.
Como todo Caliban tem um quê de Ariel, a internet é deveras útil para obter conhecimentos que outrora não obteríamos em outros lugares, ou com tanta rapidez. Eu, particularmente, ainda não fui contaminado pelo vírus das redes sociais; ainda não sou um alienado; leio e escrevo muito; e sem erros de ortografia, diga-se de passagem...
Aluno: Marcelo Maroski – T.123 – Ensino Médio Politécnico – CEC

Professora de Geografia: Vanessa Valandro

quarta-feira, 24 de abril de 2013

COLÉGIO ESTADUAL CATUÍPE COMPLETA 11 ANOS


O Colégio Estadual Catuípe completa 11 anos de existência, proporcionando a toda comunidade escolar momentos de construção de conhecimentos, integração, lazer e convívio.

Parabéns a todos que fazem parte dessa história!!!

Programação da Semana da Escola
De 22 a 26 de abril

Dia 22/04 – Segunda-feira
Abertura da Semana da Escola com Hino e entrega do presente à Escola.

Dia 23/04 – Terça-feira
Jogos o dia todo (Xadrez, Uno, Ping-pong, Vôlei e Futsal), almoço na escola, brinquedos infláveis, pintura no rosto, personagens, animação, rádio escolar, algodão doce.

Dia 24/04 – Quarta-feira
Turno da Tarde: Atividades Culturais com Professores e Funcionários.

Dia 25/04 – Quinta-feira
Turno da Noite: Noite cultural com a participação das turmas ( diurno e noturno) e das famílias. Jantar de Confraternização.

Dia 26/04 – Sexta-feira
Recreio festivo e entrega da premiação às turmas vencedoras das atividades realizadas durante a semana.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

MÉXICO NO CEC


        Com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos culturais, estiveram na escola a convite da professora Juliane (Espanhol) e da professora Vanessa (Geografia), as professoras Maria Elena Marchesan e Neiva Dalsochio, que com muito conhecimento e entusiasmo, proporcionaram um momento turístico e cultural para as turmas 131 e 132 do Ensino Médio.  Através de um bate papo informal, com fotos, vídeos e objetos culturais trazidos dos locais visitados, nos apresentaram informações sobre a viagem que realizaram para o México, Cidade do México, Puebla, Oaxaca, San Cristobal de Las Casas, Palenque, Campeche, Mérida, Cancún, tendo como objetivo visitar os sítios arqueológicos das civilizações Maias e Astecas e demais pontos turísticos. Foi um momento agradável, de valorização cultural e também de visualizações de paisagens naturais. Obrigada Profes!


           

             

O CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



        A partir do Projeto Pedagógico da Escola: Espaço, Vida, Sustentabilidade, inúmeras ideias surgiram para desenvolver no aluno reflexões sobre este tema. No último dia 25 de março, esteve palestrando com os alunos do Ensino Médio, Yuri Lucian Pilissão, estudante da Universidade federal de Santa Maria, curso Engenharia Ambiental. Na oportunidade, importantes assuntos foram abordados como: Rio+20/4ª conferência, Agenda 21, Protocolo de Kyoto e compromissos discutidos em conferências tendo como tema Meio Ambiente.
        Yuri nos apresentou a importância destas conferências e a necessidade de documentos onde todos os participantes assumem compromissos em prol da sobrevivência da natureza, do caminho para um planeta mais sustentável. Estes compromissos apresentam prazos estabelecidos, metas assumidas que devem ser cumpridas. Salientou a importância de refletirmos sobre o tema em estudo, o compromisso que todos temos em proteger o planeta em que vivemos. Afinal qual o futuro que nós queremos? “O futuro a gente faz agora”, salienta. Encerrou sua palestra com a seguinte reflexão: “Atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades”. “Esta é uma das definições mais abrangentes de sustentabilidade”.  Agradecemos por esse significativo momento de estudo e reflexão!


O futuro está em nossas mãos?
Nos dias atuais estamos muito envolvidos em temas que abrangem a sustentabilidade, o meio ambiente e a água. Somos chamados a participar e conhecer soluções para continuarmos vivendo em um mundo desenvolvido tanto econômica quanto tecnologicamente de forma consciente e sem agredir o meio ambiente.
No ano de 2012, nos dias 20, 21 e 22 de junho, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro uma conferência mundial que trataria sobre o futuro do planeta nos próximos 20 anos. Nesta, se encontraram várias autoridades de 190 países, como presidentes, chefes de estado, ONG’s e grupos muito conhecidos que lutam contra o desmatamento e extinção de animais como o Greenpeace.
Avaliando a Conferência Rio+20 e as medidas que foram tomadas, temos uma conclusão de que, sem dúvida, a culpa é toda nossa. Desmatamos, poluímos, gastamos água, o que já era de nosso conhecimento. Mas, como fazer o mundo ser sustentável se nós não agimos de forma sustentável?
Ser sustentável é ter respeito pela nossa e pela vida dos outros. É desejar o bem a tudo, ser gentil, colaborar. Ter amigos, viver perto da família e das pessoas que amamos. Ser sustentável é viver bem com nós mesmos, acima de tudo. É também fechar a torneira e o chuveiro, é cuidar de nossa saúde. É doar um pouco si e do que se tem aquém não tem nada. Ser sustentável é ser FUTURO.
O que nós podemos fazer pelo mundo além do que já fazemos? Não somos e nunca seremos donos dele, e não temos suporte financeiro para tirar pessoas da pobreza e da necessidade. Por isso, essas 190 pessoas que são  autoridades do mundo foram convocadas a fazer esses trabalhos em seus países, ganhando e aderindo a ideias e formas de crescer economicamente  com sustentabilidade.
Enfim, sim, o futuro está em nossas mãos. Está nas mãos de quem se preocupa com ele, e nas de quem não se preocupa também. O futuro está nas mãos dos que sonham e nas mãos dos que realizam, dos que gastam e dos que reciclam. O mundo não é de ninguém, mas é de todos.
Aluna: Luciana Dalsochio – T. 113
Profª. : Fernanda Elena dos Santos





DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL



Dia 21 de março é o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Em alusão a essa data, a área das Ciências Humanas realizou uma atividade com o intuito de contribuir com a política social brasileira na busca da redução das desigualdades sociais do país, através da valorização da cultura afro-brasileira e quilombola, bem como, dos direitos humanos.
Na semana do dia 18 ao dia 22 de março foi exibido aos  alunos das séries finais do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio diurno e noturno o filme: “ Homens de Honra”, cuja temática abordada é a discriminação racial. Após terem assistido o filme os alunos fizeram uma análise do mesmo, procurando relacionar a sua temática com o que enfrentamos na sociedade, enfatizando a importância do combate a discriminação para construirmos uma sociedade com sustentabilidade social, ou seja, uma sociedade onde se promova a pessoa humana.

Opiniões:

“ Estamos em pleno século XXI  e ainda existe racismo, isto tem que acabar, pois os negros são pessoas iguais a nós, brancos. Vamos acabar com o racismo, racismo é crime e deve ser combatido”.
Gilberto Pannebecher Júnior – T.112
Profª. Mônica Marasca Patat

“ Mesmo sendo crime, a discriminação racial ainda é muito comum, não só no Brasil, mas no mundo todo. Muitas pessoas ainda não conseguem uma vaga em certos empregos por serem negros. Na minha opinião o ser humano precisa evoluir muito mentalmente e largar dessa ideia de  que quem é branco é melhor que os outros e que quem é negro não presta, não serve. Precisamos viver em uma sociedade igualitária, solidária e que tenha compaixão. Uma sociedade que seja humana”.
Liana Folharim – T.113
Profª. Mônica Marasca Patat

“ A minha opinião sobre o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é que ninguém pode ter preconceito porque a pessoa pode ser de outra cor, gordo, magro, alto, baixo, mas na verdade somos totalmente iguais por dentro”.
Bruna D. Fonseca – 7ª série
Profª. Luzia P. de Souza

“ Ainda persiste o preconceito contra os negros, em menos proporções, pois  há leis que condenam o racismo. Mas ainda é necessário muitas mudanças para que as pessoas percebam que somos todos iguais, temos os mesmos direitos e deveres, não importando a cor da pele”.
Júlia Minetto – T.122
Profª. Luzia P. de Souza

“ Acho que hoje em dia há preconceito, não apenas racial. O certo é aceitarmos as pessoas como elas são, ninguém é igual, não é por ter cor, religião, opção sexual diferente que ele será menos  ou mais que os  que os demais”.
Ana Caroline Arnt
Profª. Luzia P. de Souza

quinta-feira, 21 de março de 2013

PALESTRA: VIVENCIANDO OS DIREITOS HUMANOS


       No último dia 14 de março a Professora e Bacharel em Direito Laura Adriana Bonatto Marasca palestrou para os alunos do Tempo Integral e Mais Educação sobre a temática “ Vivenciando os Direitos Humanos”. A professora deu ênfase aos direitos e deveres que todos nós temos como cidadão, estudante e criança. Foi um momento importante, de reflexão e aprendizagem.Obrigada profª Laura!


ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO 4º ANO/ ANOS INICIAIS


O que é conhecimento? O que a natureza nos ensina? Qual é o nosso papel na sociedade? O que impulsiona o homem? Como surge a imaginação, as ideias, a tendência a mudar, transformar?
Essas perguntas pretendem construir o entendimento de uma características natural de todo ser humano que imagina, modifica, cria.
Com esse trabalho pretendi mostrar às crianças que é preciso convocar o homem a assumir sua responsabilidade nas relações diretas com os outros e com o meio ambiente.



ALFABETO DA SUSTENTABILIDADE





A – Ambiente/Atitudes
B – Bichos
C – Cuidado/Cidadania
D – Desenvolvimento

E - Exemplo/Educação/Esperança
F – Futuro/Família
G – Gerações
H - Harmonia/Homem 
I – Incentivo
J – Jardim/Juntos
L – Lagos/Lições
M – Mundo
N – Necessidade/Naturais
O – Oceano
P – Preservação/Planeta
Q – Qualidade
R – Respeito/Responsabilidade/Reciclagem
S – Seres/Solidariedade
                                                                      
                                T – Torneira/ Terra
                                U – Usar/União
                                V – Vida/Valores
                                X – Xodó
                                Z – Zelo

Profª. Giovana Hilgert Rodrigues

4º ano/ Anos Iniciais

PROJETO DO CEC EM 2013: ESPAÇO, VIDA E SUSTENTABILIDADE



Entendemos que a escola é um lugar privilegiado para se tratar da desigualdade e das diferenças, dadas às características heterogêneas que compõe esse grupo multicultural. Nessa convivência diária desenvolve-se limites, criatividade e uma relação de interação social.
Assim podemos começar no espaço escolar a construir juntos uma sociedade que  respeite e valorize o ser humano nas suas diferenças, desenvolvendo ações que possam despertar nos educandos uma visão crítica e consciente, pois nos vemos em um contexto social cada vez mais carente de atitudes solidárias, étnicas, morais e democráticas.
O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima no sentido de levar os alunos a entenderem a vida e as formas de conviver com o outro e, por isso, é importante que a família e a comunidade escolar estejam atentas e acompanhem o desenvolvimento dos mesmos em todo o seu processo de aprendizagem.
Os professores que trabalham no Tempo Integral e Mais Educação (projetos do Colégio Estadual Catuípe) desenvolverão durante o ano letivo o Projeto “Vivenciando os Direitos Humanos”, abordando questões levantadas pelos professores e alunos após estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Este tema é uma extensão do projeto que está sendo desenvolvido na escola: Espaço, Vida e Sustentabilidade.

quarta-feira, 13 de março de 2013

TEMPO INTEGRAL E MAIS EDUCAÇÃO

        No dia 03 de março de 2013 retornamos com as atividades do Tempo Integral e do Programa Mais Educação, onde as seguintes oficinas são oferecidas: 
Reforço (Português e Matemática)
      Ginástica Rítmica
             Flauta Doce
                   Banda Fanfarra (Teclado e Violão)
                           Acompanhamento Pedagógico (Ciências e Inglês)
                                   Música (Coral) 
                                          Educação Física
                                                  Educação Ambiental
                                                           Informática
                                                                 Treinamento 
                                                                        Teatro
                                                                               Jogos


quarta-feira, 6 de março de 2013

INICIOU O ANO LETIVO 2013 NO CEC


        No dia 18 de fevereiro de 2013, direção, professores e funcionários do CEC voltaram às atividades em preparação para o início do ano letivo. Logo pela manhã os trabalhadores da educação foram recepcionados com um saboroso café da manhã e, em seguida, iniciaram a primeira reunião onde definiram a organização do primeiro dia de aula e outros assuntos pertinentes. No dia 20 de fevereiro de 2013, os alunos retomaram suas atividades no espaço escolar, foram acolhidos e encaminhados para suas referidas turmas. As turmas realizaram uma dinâmica de entrosamento, cada aluno se apresentou e expos suas primeiras ideias. A escola deseja a todos muito sucesso e um excelente ano letivo. Sejam bem vindos e acolhidos pela grande família CEC.

A maioria dos formandos 2012 do Ensino Médio do CEC ingressaram na Universidade


O excelente desempenho dos formandos do Ensino Médio do CEC em 2012 mostra que a escola auxilia com êxito a construção de conhecimentos,  prepara seus alunos para a vida e também  para o ingresso na Universidade. É válido salientar que a maioria dos formandos conseguiu se inserir nos mais variados cursos como, por exemplo: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Direito, Administração, Odontologia, Agronomia, Licenciaturas, entre outros.  Parabéns a todos.