Entendemos
que a escola é um lugar privilegiado para se tratar da desigualdade e das
diferenças, dadas às características heterogêneas que compõe esse grupo
multicultural. Nessa convivência diária desenvolve-se limites, criatividade e uma
relação de interação social.
Assim
podemos começar no espaço escolar a construir juntos uma sociedade que respeite e valorize o ser humano nas suas
diferenças, desenvolvendo ações que possam despertar nos educandos uma visão
crítica e consciente, pois nos vemos em um contexto social cada vez mais
carente de atitudes solidárias, étnicas, morais e democráticas.
O
ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima no sentido de levar
os alunos a entenderem a vida e as formas de conviver com o outro e, por isso, é
importante que a família e a comunidade escolar estejam atentas e acompanhem o
desenvolvimento dos mesmos em todo o seu processo de aprendizagem.
Os
professores que trabalham no Tempo Integral e Mais Educação (projetos do
Colégio Estadual Catuípe) desenvolverão durante o ano letivo o Projeto
“Vivenciando os Direitos Humanos”, abordando questões levantadas pelos
professores e alunos após estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Este
tema é uma extensão do projeto que está sendo desenvolvido na escola:
Espaço, Vida e Sustentabilidade.
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