Na Área das Linguagens o componente curricular
da Educação Física, vem realizando um
trabalho diferenciado, em que proporciona aos alunos a construção do conhecimento organizado
dentro das unidades didáticas. Segundo o professor pesquisador Fernando
Gonzales “ As vivências sugeridas representam uma significativa forma de
aprendizagem, além de proporcionar aos alunos o contato real com as diferentes
manifestações da cultura corporal. Lembramos que pesquisar, ler, vivenciar e
discutir são maneiras de adquirir conhecimento e tornar as aprendizagens mais
significativas.”
Durante o 1º trimestre as aulas de Educação
Física tiveram como objetivo
proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar o esporte, além de promover
discussões referentes aos aspectos sociais e culturais da modalidade em nosso
município. Temas como: Esporte de Rendimento e Esporte de Participação, Esporte
da Escola e Esporte na Escola, e as Diferenças de gênero (masculino e feminino)
na Prática Esportiva do Futsal foram pesquisados e apresentados pelos alunos. As
discussões sobre estes temas e as habilidades técnico e táticas da modalidade
esportiva foram trabalhadas seguindo um modelo de educação esportiva. Este
modelo visa proporcionar aos alunos a vivência de uma competição esportiva
adaptada para o ambiente escolar. Assim, todos têm as mesmas oportunidades,
independente do nível de habilidade.
Cada uma das quatro turmas de primeiros anos
se organizou em três equipes constituídas por meninos e meninas. Inspirando-se
nos 100 anos da colonização de Catuípe e homenageando os Imigrantes Italianos,
as equipes receberam a tarefa de representar Clubes de Futebol da Itália,
realizando pesquisas sobre os 12 clubes: Juventus, Atalanta, Torino, Milan,
Lazio, Roma, Internazionale, Fiorentina, Genoa, Verona, Napoli, Udinese, e as
cidades em que estão localizados.
Vivenciamos essa experiência no dia 9 de
junho, realizando a sistematização da Unidade Didática de Futsal no Ginásio
Municipal de Catuípe, com todos os alunos e professores do Colégio Estadual Catuípe.
As doze equipes de futsal apresentaram o nome, as cores originais do clube
italiano e a releitura da bandeira. Essa atividade proporcionou a integração dos
alunos, e após os jogos todas as equipes
foram premiadas.
Fabiana de Souza
Professora Estadual de Educação Física e
Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário