domingo, 19 de dezembro de 2010

VII MOSTRA PEDAGÓGICA

No dia 12 de novembro, o Colégio Estadual Catuípe realizou a mostra pedagógica anual com o objetivo de socializar com toda a comunidade escolar uma parcela dos trabalhos e projetos desenvolvidos na escola no ano de 2010.
A programação iniciou pela manhã com a visitação dos espaços da escola onde os trabalhos foram expostos.
Ao meio dia foi servido almoço de confraternização e à tarde as escolas visitantes juntamente com os alunos do CEC tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do grupo de dança da escola, teatro “Dom Casmurro” encenado pelos alunos do ensino médio e ginastrada com os alunos do Tempo Integral.
Após as apresentações artísticas os alunos foram convidados a participar de jogos de integração.
Veja as fotos do evento





















quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A QUÍMICA E O PETRÓLEO



A necessidade de geração de energia para mover o mundo estimula as pesquisas em torno da exploração de novas áreas, que possam conter petróleo. Percebendo que a economia, a política e a sociedade mundial dependem direta ou indiretamente do petróleo e seus derivados, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, dentro do contexto da Química Orgânica e suas aplicações no cotidiano, produziram textos sobre esse tema tão atual e importante. Abaixo seguem dois dos textos produzidos nas aulas de Química. Professora Marivane Anéas



Fonte de riqueza

O petróleo é o composto natural do qual mais depende a sociedade atual. Formado há milhões de anos por restos de animais e vegetais que foram cobertos por sedimentos, as matérias-primas formadas a partir do petróleo são largamente utilizadas nas indústrias.
Existem jazidas de petróleo em todos os continentes, sendo que as mais expressivas estão localizadas no Oriente Médio. No Brasil atualmente, é explorado o pré-sal, que promoveu nosso país de subdesenvolvido a uma potência em elevação. Porém, o petróleo é um dos grandes responsáveis pela poluição do planeta. Quando utilizado como combustível libera para a atmosfera uma grande quantidade de CO2, CO e C, este, responsável pela fuligem, que em altas concentrações pode causar problemas respiratórios, principalmente nas grandes cidades. Além disso, há outros poluentes que são liberados desde a retirada do petróleo do subsolo até seu processo final de refinamento, temos como, por exemplo, o gás metano, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
O petróleo é uma grande comodidade na vida das pessoas, pois a partir dele as petroquímicas formam os produtos indispensáveis em nossa vida.
A importância do petróleo é indispensável, pois dele obtém-se as matérias-primas de praticamente tudo que utilizamos, desde roupas, combustíveis, gás natural, piche utilizado em asfaltos, plásticos utilizados como embalagens de produtos, entre outros.
A exploração do petróleo também gera empregos, tanto na sua retirada do subsolo, até seu refinamento e derivação nas indústrias petroquímicas.
É preciso ter em mente que o petróleo é uma fonte não renovável de energia, por isso a sociedade precisa encontrar maneiras de substituí-lo, por produtos que não irão se esgotar e poluir como o petróleo polui. Uma medida importante para tentar impedir que o petróleo se acabe tão rapidamente é a reciclagem de materiais formados a partir dele, como por exemplo o plástico.
Alunas: Débora e Gerusa - T. 131

O Grande “Tesouro Negro”

O petróleo é uma fonte de energia que move o mundo na atualidade. Com suas origens milenares, serve de matéria-prima para a fabricação de vários produtos. Porém, sendo uma fonte de energia não renovável, seu uso gera polêmica. Assim, repensar a utilização desse “óleo de pedra” é o primeiro passo para garantir um mundo em melhores condições.
O petróleo é uma combinação de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Formado em terrenos sedimentares, a muito tempo atrás, sua descoberta revolucionou o mundo. Através da sua destilação obtém-se moléculas menores que servem como matéria-prima para a fabricação de vários produtos: combustíveis, plásticos, polímeros, energia elétrica e medicamentos, inclusive. Estas frações são modificadas de acordo com sua necessidade e finalidade.
Mesmo existindo em abundância, o petróleo é uma fonte de energia não renovável, o que gera preocupação. Seu esgotamento geraria uma “pani” na economia. Então, podemos considerar o uso de fontes de energia renováveis uma necessidade antiga. Além do mais, as frações do petróleo usadas na fabricação de combustíveis contém enxofre, que promove a liberação de gases poluentes. Esse “indivíduo” prejudica o rendimento dos automóveis e provoca a chuva-ácida.
Considerando os prós e contras, a disputa pelo “tesouro negro” continua intensa, analisando o fato de que quanto mais barris de petróleo uma nação possuir mais rica será. O petróleo é sinônimo de guerra. Os “cultos”, tolos que são capazes de matar nações inteiras, ecossistemas, para obter petróleo esquecem-se de que um dia ele acabará e que levarão outros milhões de anos para que se forme outra vez.
Portanto, buscar fontes de energias alternativas é sim uma emergência. O consumo de petróleo transformou o planeta numa bomba-relógio. Criar projetos políticos que visem a diminuição no uso de petróleo é de suma importância para que continuemos a existir sobre a face da Terra.
Alunas: Milena G. e Luana - T.132

OS PROFES DA 121

PATRICIA­­- Ela que tem aquela mania de explicar com as mãos (batendo uma na outra) e falar “ta” e mais “ta”.

ELAINE- Essa antes de tocar o sinal pra aula já está passando conteúdo no quadro, bem prestativa, tem a mania de sempre indagar “tudo certinho até aqui gente?”. Aquela também que adora colocar um probleminha em nossas vidas, sejam os cálculos ou as notas.

TANIA- Aquela que se envolve completamente em seus conteúdos, mas que no geral é calma, paciente e bem querida.

MARIVANE- Essa é outra que chega chegando, passando tudo o que tem direito, sempre no “rapidinho gente, rapidinho!”. Caaaaalma Profe!

LAURA- Que proporciona aulas muito divertidas, interagindo com os alunos, dando risada conosco, mas nunca esquecendo de fazer funcionar nossos neurônios.

JULIANA- Aquela professora calma, sempre de bom humor, adora complicar nossa vida falando inglês, mas tudo bem faz parte, “No stress”!

JUSSARA- Ah, a profe Jussara, sempre paciente, tranqüila, atenciosa, preocupada com os alunos.

ETIANE- Acho que ela não teve muita sorte, quando pegou os últimos períodos de sexta-feira na turma 121, confessamos que por muitas vezes tiramos ela do sério, mas a culpa é do “clima” de último dia da semana.

SANDRA- Ir no banheiro na aula dela? Esquece, pode esperar o intervalo. Essa é outra professora que adora passar no quadro, nunca deixa nada pela metade, colocando os pingos nos i (s).

MARIA DE JESUS- Outra que não desperdiça tempo, muito menos nos poupa na velocidade, tudo ligeirinho ou rapidinho, sempre num constante andamento.

LEOCIR- O nosso professor parceria que aposta até coca conosco, que fala toda hora “ ta gente” e que também adora passar um textinho no quadro.

LUZIA- Apesar de termos tido poucas aulas com ela, deu pra perceber que ela é um pouco exigente mas muito parceria, faz a aula ficar legal.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O GAÚCHO - POESIA DE VAGNER GUILHERME DA COSTA - TURMA 41

"A turma 41
veio botar pra quebrar.
Na semana farroupilha
fez poesia de admirar"
(Professora Marluci)

Vejam só o que saiu

O gaúcho

Foi no CTG tomar chimarrão.
E de meio-dia
levou a prenda

O GAÚCHO - POESIA DE ALINE DE LIMA- TURMA 41

"A turma 41
veio botar pra quebrar.
Na semana farroupilha
fez poesia de admirar."
(Profª Marluci)
Vejam só o que saiu

O gaúcho

No dia 20 de setembro
é dia do gaúcho. Então
nós vamos tomar chimarrão.

Ao meio-dia vamos comer
churrasco e carreteiro.
Depois vai ter
a dança no CTG,
com o peão, a prenda e o gaiteiro.

A prenda usa um vestido,
um laço no cabelo
e sapatilha no pé.
E começa a dança no CTG.

Os gaúchos deixaram
um recado para todos no CTG.
Boa festa no 20 de setembro.
E viva os gaúchos, tchê!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

POESIA "O GAÚCHO" - ALINE DE LIMA - TURMA 41

O GAÚCHO



No dia 20 de setembro

É o Dia do Gaúcho. Então,

Nós vamos tomar chimarrão.



Ao meio-dia vamos comer

Churrasco e carreteiro.

Depois vai ter

A dança no CTG

Com o peão, a prenda e o gaiteiro.



A prenda usa um vestido, um laço no cabelo

E sapatilha no pé

E começa a dança no CTG.



Os gaúchos deixaram

Um recado para todos no CTG

Boa festa no 20 de setembro

E viva os gaúchos, tchê!

COMEMORANDO O DIA DO GAÚCHO ATRAVÉS DA POESIA


Poesia é sonhar, fantasiar, imaginar, criar, é pura diversão. Pensando nisso, a turma 41 está trabalhando sobre poesia, e nestas andanças pelo mundo da magia, as crianças quiseram fazer uma poesia sobre o gaúcho.

O povo gaúcho
Com sua bela tradição
Leva a chama crioula
Dentro do coração.

Gente de bravura,
Povo de glória.
Venceram muitas batalhas
Para escrever sua história.

A turma 41
Veio botar pra quebrar.
Na semana farroupilha
Fez poesia de admirar.

( professora Marluce)

21 DE SETEMBRO: DIA DA ÁRVORE

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, O DIA DA ÁRVORE. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera(23 de setembro), a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

ÁRVORES E PESSOAS

Os representantes do Reino Planta constituem um precioso e renovável recurso natural, indispensáveis para o ambiente, para a economia e a permanência da diversidade biológica no planeta Terra.
São inúmeras as formas de utilização dos vegetais: eles geram bens e serviços, através do papel, da madeira, alimentos, matéria prima para a medicina e para a indústria farmacêutica, entre outras. Também tem importantíssima função ambiental, seja na purificação do ar, consumindo gás carbônico e liberando gás oxigênio, na qualidade do solo e do clima, mudam a direção dos ventos, evitam a erosão e na manutenção das fontes de água. Também muitas espécies de plantas são fonte de alimento e abrigo para muitos animais e suporte para outras espécies vegetais, as chamadas epífitas, permitindo assim a conservação da biodiversidade.
As plantas de hoje são o resultado de um longo processo evolutivo e não podemos destruir em tão pouco tempo o que a natureza levou milhões de anos para construir. Devemos enxergar a beleza e a importância das plantas em nossas vidas. Amemos as florestas, as árvores, as flores e as pessoas também, sem destruir, pois assim estaremos contribuindo para um mundo melhor, mais bonito, com mais qualidade de vida. Que tenhamos sempre respeito com qualquer forma de vida que habite nosso planeta.
Amemos a nossa herança verde – não só neste 21 de setembro – pois sem ela certamente morreremos.

Laura Adriana Bonatto Marasca, professora do Colégio Estadual Catuípe





quarta-feira, 15 de setembro de 2010

1º FESTIVAL DO FOLCLORE MUNICIPAL

No dia 21 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação promoveu o 1º FESTIVAL DO FOLCLORE. O evento contou com o envolvimento de escolas municipais e estaduais, que representaram, cada uma um estado brasileiro, mostrando a cultura do lugar.
O COLÉGIO ESTADUAL CATUÍPE, com muita honra representou o estado do RIO GRANDE DO SUL. Veja as fotos a seguir.












terça-feira, 14 de setembro de 2010

7 ANOS DE ESCOLA ABERTA - CEC SEDIA COMEMORAÇÃO

No dia 21 de agosto o Colégio Estadual Catuípe teve um dia festivo. Nesta data comemorou-se os 7 Anos de Escola Aberta para a Cidadania. O protocolo seguiu com a recepção das autoridades, convidados e as escolas estaduais de Ensino fundamental Chico Mendes e Luiz Fogliatto de Ijuí.
Dando continuidade ao evento, foram realizadas as seguintes atividades: apresentações artísticas, esportivas, oficinas diversas e almoço.
Na parte da tarde, participou do 1º Festival do Folclore na Praça da Matriz juntamente com seus visitantes. Veja as fotos a seguir








quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DIA DO ESTUDANTE NO CEC

O início da manhã do dia 11 de agosto foi diferente no Colégio Estadual Catuípe. Para comemorar o dia do estudante, os alunos do CEC foram recepcionados com um gostoso café da manhã. Também foi transmitida uma mensagem especial para este dia.
“Estudar é conhecer mundos diferentes .
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a cada hora.
Tempo de se preparar para a vida...
Feliz dia do estudante!”
Queremos estender nosso carinho a todos os estudantes de nosso Município.
Veja algumas fotos da comemoração


UM PAÍS CHAMADO ÁFRICA DO SUL - AUTOR: MAICON HANNEL /T:132

BAFANA, BAFANA!
Sabemos que neste ano os olhares do mundo se voltaram para o continente Africano, especial motivo a sede para os Jogos Mundiais de Futebol ocorrer na África do Sul. Ser anfitriã de tal espetáculo possibilitou a. este país expor ao mundo sua cultura, suas cores, sua hospitalidade, seus problemas e até seus barulhos (que o diga as famosas vuvunzelas). Muito se pesquisou, muito se aprendeu e agora isto chega ao fim. No entanto, os alunos de 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Catuípe produziram dissertações, na disciplina de História, a este respeito desenvolvendo a análise: “o que ficou de significativo a partir da realização da Copa deste ano ter ocorrido pela primeira vez na história em um país Africano”
UM PAÍS CHAMADO ÁFRICA DO SUL

O ano de 2010 ficará marcado na história, ano em que a Copa do Mundo de Futebol foi realizada pela primeira vez no continente Africano. A África do Sul, país que sediou os jogos fez o seu papel. Mostrou ao mundo a parte “desenvolvida” do continente africano, suas belezas culturais. Um povo caloroso e acolhedor podia-se perceber pelas imagens da Tv, mas qual seria sua verdadeira realidade?
A original visão que se tinha da África pobre, cheia de problemas socioeconômicos foi um pouco apagada, ou melhor, ocultada pelos jogos. Toda aquela miséria e discriminação foi esquecida. Espero que com essa realização da Copa na África do Sul o preconceito possa ter diminuído, pois não há motivos que nos leve a isto.
Muitas imagens boas ficaram da Áfica do Sul e também divertidas, como as barulhentas vuvunzelas, que foram o som da Copa; o polvo vidente Pool e o maior de todos os “pés frios”, Micke Jeguer. Este último incrível. Também a imagem do líder africano Nelson Mandela, que passou ao povo a esperança de que nem tudo esta acabado.
Desse momento em diante esperamos que as potências mundiais olhem para a África com esperança, que ajudem-na se tornar um continente sem pobreza. Todos temos importância, todos. Em 2014 a Copa será em nosso país que possui também muitas belezas, assim como problemas a serem sanados. Só resta aos nossos governantes agirem conscientemente, e se isso acontecer com certeza teremos uma belíssima Copa do Mundo aqui também.
(Texto produzido pelo aluno Maicon Hannel, turma 132, aula de História, Prof. Luzia M, Pieper de Souza).

A COPA DO MUNDO NA ÁFRICA - AUTORA: DÉBORA KNOOL WAGNER

BAFANA, BAFANA!
Sabemos que neste ano os olhares do mundo se voltaram para o continente Africano, especial motivo a sede para os Jogos Mundiais de Futebol ocorrer na África do Sul. Ser anfitriã de tal espetáculo possibilitou a este país expor ao mundo sua cultura, suas cores, sua hospitalidade, seus problemas e até seus barulhos (que o diga as famosas vuvunzelas). Muito se pesquisou, muito se aprendeu e agora isto chega ao fim. No entanto, os alunos de 3° Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Catuípe produziram dissertações, na disciplina de História, a este respeito desenvolvendo a análise: “o que ficou de significativo a partir da realização da Copa deste ano ter ocorrido pela primeira vez na história em um país Africano”
A COPA DO MUNDO NA ÁFRICA
A Copa do Mundo que aconteceu na África do Sul voltou os olhos da população mundial para o continente africano. Por muito tempo subjugado, o continente pode mostrar seu desenvolvimento. Porém, também existe o outro lado: o da pobreza, que ainda não foi totalmente superado.
A África do Sul, comportou muito bem a realização do evento mundial. Construiu grandes e belos estádios. O mundo pode admirar o espetáculo do povo africano, que lotou os estádios para ver os jogos das seleções, e participar da festa realizada pela população, que com suas vuvunzelas, marca registrada da Copa, animaram os jogos. A África pode mostrar ao mundo que, pelo menos em parte os traumas do apartheid foram superados.
O que poucos sabem, é que quando falamos do evento em si, não nos lembramos da população e qual a situação em que esta se encontra, agora que a Copa acabou. Os belos estádios, em sua grande maioria foram construídos em lugares praticamente desertos. Assim, a Copa não movimentou a economia de toda a população, mas somente a parte mais rica dela. Os pequenos vendedores, foram impedidos de vender suas mercadorias próximo aos estádios, e sua situação pouco melhorou. Também não podemos deixar de mencionar, que o dinheiro utilizado para a construção dos modernos estádios que comportaram os jogos das grandes seleções, poderia ter sido melhor empregado em obras de desenvolvimento para a população carente do país.
De qualquer maneira, a África, que é um continente emergente, deixou sua marca, os turistas que foram à África do Sul torcer para seus países, hospedaram-se em hotéis, visitaram pontos turísticos, e de qualquer maneira, a imagem que antes via-se quando se falava da África foi substituída, pela de um país e continente que está superando os preconceitos e se reconstituindo de um modo mais igualitário e justo. É apenas mais um passo, de uma longa caminhada, que iniciou com Nelson Mandela, quando este se tornou presidente.
(Texto produzido pela aluna Débora Knool Wagner, turma 131, aula de História com a Prof. Luzia M. Pieper de Souza)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O OLHO HUMANO NA LEITURA E INTERPRETAÇÕES DE IMAGENS: SUAS CARACTERÍSTICAS E PECULIARIDADES NUMA PERCEPÇÃO FÍSICA E BIOLÓGICA

Com a intenção de aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do olho humano, bem como compreender o sentido da visão, foi proposto aos alunos da 2ª série do ensino médio diurno, como atividade interdisciplinar de Biologia e Física, sob a orientação das professoras Laura e Maria de Jesus, a dissecação de um olho bovino.
Durante o desenvolvimento da atividade de observação e manipulação das partes do olho, foi possível perceber a interação e curiosidade dos alunos. Quando são proporcionadas situações diferenciadas de aprendizagem, as mesmas tornam-se facilitadoras e fundamentais para que este processo aconteça com sucesso. Assim ao desenvolver esta metodologia foi possibilitado aos educandos uma melhor compreensão do mecanismo da visão humana e também alguns conceitos relacionados com a formação das imagens.
Veja a seguir algumas fotos da atividade prática realizada.






quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ALUNOS REPRESENTAM CÉLULAS A PARTIR DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

Após estudar nas aulas de Biologia diferentes tipos de células e suas respectivas organelas e funções, foi proposto para os alunos das turmas 111, 112 e 113 do Ensino Médio, sob coordenação da professora Laura Marasca, que construíssem células animais, vegetais e bacterianas com itens comestíveis de maneira que representassem as principais partes das mesmas.
Extraclasse, os grupos organizaram a atividade, e posteriormente apresentaram em aula. O resultado foi incrível! Tortas, pizzas e frutas viraram células muito saborosas, cujas massas se transformaram em citoplasmas, diferentes coberturas viraram membranas plasmáticas, gomas, confetes e balas representaram retículo endoplasmático, mitocôndria, complexo golgiense, cloroplasto,...
Foi uma atividade divertida, que possibilitou a contextualização do conteúdo estudado em citologia. Após as apresentações dos grupos, todos provaram com gosto as células “dos colegas”. Foi uma delícia de aula.